UBS Carandá terá programação em comemoração ao mês das mulheres

Por: Marcelo Almeida Jr

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Carandá realizará uma programação em comemoração ao mês das mulheres. O evento ocorrerá nesta sexta-feira (23), durante o horário de funcionamento da unidade (das 7h às 19h). Coleta de papanicolau, orientações em saúde, dança árabe, oficina de artesanato, exposição de trabalhos artesanais e oficina de corte de cabelo e maquiagem, são as atividades que serão oferecidas.

Às 9h haverá apresentação de Dança Árabe, ministrada por duas servidoras da rede pública municipal e mais colaboração do Grupo de Caminhada “Altos do Carandar”. No período da tarde, às 13h30, a Pastoral do Menor – São Bento, vai produzir uma oficina de corte de cabelo e maquiagem às mulheres que estiverem passando pela unidade. A coleta de papanicolau acontecerá durante toda manhã e à tarde pela equipe de enfermagem. As mulheres que passarem pelo exame, ganharão chaveiros feitos pelo grupo de artesanato da UBS. Para participar, a munícipe deve portar documento de identificação com foto, cartão da UBS e cartão SUS. A UBS fica situada à Rua Projetada 06, 248.

Exame Papanicolau

O exame de papanicolau não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame anualmente.

Tags: