UBS Laranjeiras promove ação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A Secretaria da Saúde (SES), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjeiras realizou na quarta-feira (15) uma ação em alusão ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril. A data tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a doença e orientar sobre os sintomas.

Para chamar a atenção e reforçar as atividades da ação, foi exposta a réplica de um coração humano, além disso, as pessoas tiveram explicações de como o órgão funciona e informações referentes às doenças cardiovasculares e hipertensão.

A UBS prestou atendimento para 128 pessoas para a aferição de pressão arterial e glicemia, tendo orientações sobre a detecção, sinais e sintomas da doença e esclarecimentos de dúvidas dos pacientes relacionadas à prevenção e complicações.

Segundo a coordenadora da UBS, Gabriela Ayres Chagas, a importância do diagnóstico precoce é para que sejam evitados incapacidades e sequelas irreversíveis. “O paciente detectando precocemente, mantendo um tratamento e acompanhamento após avaliação médica, mudando hábitos de vida e tendo sua hipertensão arterial sistêmica controlada, ele pode evitar um infarto agudo do miocárdio ou um acidente vascular encefálico, entre outras doenças”, explica Gabriela.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: