UBS Nova Esperança tem programação em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Por: Secom Sorocaba

Nesta quinta-feira (29), das 10h às 15h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), promoverá uma programação gratuita pela passagem do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) na UBS Nova Esperança. Organizado pelos funcionários da unidade, o evento contará com música, dança, roda de conversa, atividades manuais, sessão de maquiagem e de fotos.

O Dia da Consciência Negra marca o aniversário da morte de Zumbi, líder da revolução do Quilombo dos Palmares, marco da luta pelos direitos dos negros no Brasil.

A abertura será às 10h, com a participação de Márcio Brown, do Movimento Hip Hop Sorocaba, e da arte-educadora Renata Rocha, que fará uma performance de Dança Afro. Das 10h às 12h, os cidadãos que estiverem na unidade de saúde ainda poderão participar de uma sessão de maquiagem e de fotos.

A programação continua às 11h, com uma roda de conversa sobre a história do povo negro por meio da literatura, com o escritor Abner Laurindo. Já às 13h30, Alessandra Salmeron dará uma oficina de Abayomi, na qual as pessoas vão aprender a confeccionar a boneca de pano que é símbolo da resistência do povo afro-brasileiro.

Na sequência, às 14h30, os agentes comunitários de saúde da UBS vão se apresentar com uma paródia contra o preconceito. Para finalizar, às 15h, será realizada a roda de conversa sobre Religiões de Matriz Africana, com o babalorixá Leandro Lial. Durante todo o evento também haverá espaço para as pessoas fazerem tranças.

A UBS está localizada na rua Paula Mayer Cattini, 689, no Nova Esperança, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Tags: