UBSs encerram Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Por: Marcelo de Almeida Jr.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), encerrou nesta sexta-feira (21) a Semana de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Conhecidas como PICS, essas atividades fizeram parte da programação das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com o objetivo de promover recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão.

UBSs como Wanel Ville, Carandá, Rodrigo, Barão, São Bento e Hortência, promoveram uma atividade muito interessante e enriquecedora sobre chás medicinais. Na ocasião, foram distribuídas amostras naturais de ervas medicinais como: camomila, erva-doce, erva-cidreira, hortelã e outras. Além de disponibilizar os chás para degustações e folhetos informativos explicando o modo de preparo e indicação diagnóstica a todos usuários da unidade.

Os pacientes que passaram pelas unidades Fiori, Angélica, Nova Sorocaba, Mineirão, Barcelona, Cerrado, Escola, São Guilherme, Márcia Mendes, Haro, Cajuru e Brigadeiro Tobias, puderam experimentar a Auriculoterapia. Esse procedimento é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo por isso muito semelhante à acupuntura. Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.

Danças circulares, reiki, yoga, reflexologia, práticas da tradicional medicina chinesa, shantala, musicoterapia, Tai chi chuan, cãoterapia e muitas outras atividades foram realizadas nas demais UBSs da cidade.

A secretária da Saúde ressaltou a satisfação da SES conseguir promover a semana de PICS em todas as 32 UBSs da cidade. “A gestão do município precisa ser focada na promoção e prevenção da saúde e não na doença. Essas PICS são essenciais no complemento da prevenção como um todo e iremos expandir cada vez mais essas práticas”, detalha a titular.

O médico e gestor técnico da Área de Atenção Básica, Dr. Frederico Grizzi de Campos, explica a importância das Práticas Integrativas somadas à medicina convencional. “A atuação das terapias complementares é de grande valia, mas não devem interferir no tratamento médico. A ideia é somar ao tratamento convencional, buscando a prevenção”, alerta.

Algumas UBSs de Sorocaba oferecem PICS de forma fixa. Para se informar melhor sobre o tema, basta acessar o link que possui o telefone e o endereço de todas unidades: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/ .

Tags: