UBSs intensificam ações de combate ao Aedes

Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A Secretaria da Saúde (SES), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) intensifica ações de combate ao mosquito Aedes aegypti até o dia 20 de março. As atividades tiveram início na última segunda-feira (11) com a missão intensificar o trabalho de orientação sobre o risco crescente dos focos de criadouros.

Segundo informações do último boletim epidemiológico, emitido pela Vigilância em Saúde do Município, o índice larvário de Sorocaba está em risco, principalmente na região Centro Sul. Por este motivo, as UBSs desta localidade reforçaram os trabalhos e orientações à população.

As ações educativas ocorrerem conforme o calendário de cada unidade. Na UBS Barcelona foi confeccionado um “Dengomêtro – Arboviroses” que ficará em exposição fixa na recepção. Na última quinta-feira (14) foi realizada uma apresentação da Paródia Mosquito Aedes Aegypti. E nesta sexta-feira (15) foi programada uma dinâmica com os alunos da CEI 5 sobre arboviroses com os estagiários da escola Enfesp e funcionários da UBS. Além dessas atividades, informativos foram distribuídos na recepção da unidade.

A UBS Cerrado realizou no dia 14 uma capacitação sobre arboviroses e ações de combate ao Aedes. No mesmo dia a UBS Escola também fortaleceu sobre o tema na sala de espera.

A UBS Haro realizou na última quarta-feira (13) uma atividade lúdica com as crianças da Escola Municipal Julica Bierrenbach sobre arboviroses. Uma exposição explicativa com materiais da Zoonoses também foi feita na recepção da unidade com a ajuda estagiários da PUC-Sorocaba.

Na UBS Hortência foi exibido para os pacientes na sala de espera uma curta-metragem de animação sobre o combate a dengue, que abordou os tipos de criadouros, sinais e sintomas de alerta da doença e a importância da hidratação. A Feira Livre do bairro recebeu ação de panfletagem e orientação, através da equipe da UBS. Nesta sexta-feira (15) novamente será exibido o curta-metragem. Para fechar as atividades da semana de combate ao Aedes, no dia 16, a unidade fará uma exposição de itens com a presença de profissionais da Zoonoses.

A UBS Santana também fez uma ação coletiva na sala de espera com os pacientes e no dia 20 março estará na Feira Livre da Vila Santana entregando folders e orientando a população.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: