UBSs criam grupos de gestantes para a comunidade

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde (SES), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oferece grupos de gestantes organizados por profissionais da saúde, de forma voluntária, visando um bem-estar físico, mental, psicológico e emocional de todas as gestantes. O objetivo é abordar temas referentes ao período gestacional. Além de acolher as gestantes, que na maioria das vezes vem de uma gravidez não desejada, sendo orientadas para que façam a aderência do pré-natal.

Cada unidade tem sua própria dinâmica, dias de funcionamento e a forma de lidar com o desenvolvimento de cada gestante. Na UBS Carandá, por exemplo, o grupo denominado como “Tecendo sonhos”, realiza todas as quintas-feiras, a partir das 9h, algumas atividades com o intuito de levar às futuras mamães, conhecimentos e cuidados a serem tomados durante o período da gravidez.

A gestante Regiane Souza Costa, enfatizou o conhecimento passado nos encontros que ela frequenta e como vem sendo importante em sua vida. “Nós gestantes acabamos conhecendo muito mais do que pensamos que sabemos, e hoje vejo a importância desse grupo, desse trabalho que é realizado, até porque acaba sendo um trabalho que vai além dos encontros, pois é possível ajudar familiares, pessoas próximas que não conseguem estar presentes”, explica ela.

Cada UBS tem seu cronograma mensal. Para mais informações, as interessadas devem procurar a unidade mais próxima. O horário de atendimento e endereço das UBSs pode ser conferido através do link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/ .

Muito mais por Sorocaba!

Tags: