Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/ubss-promovem-acoes-de-combate-ao-suicidio/
Acessado em: 20/09/2018 - 14h33

UBSs promovem ações de combate ao suicídio

Por: Marcelo de Almeida Jr.

No mês de setembro acontece a campanha de prevenção e combate ao suicídio conhecida como “Setembro Amarelo”. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde (SES), através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, realizará ações à população até esta sexta-feira (14). As atividades são abertas a todas pessoas, mas principalmente para aqueles que foram afetados por alguma tentativa de suicídio ou por terem perdido alguém dessa maneira.

Nesta quarta e quinta-feira (12 e 13), a UBS Márcia Mendes promoverá orientações sobre combate ao suicídio e sobre ações do Centro de Valorização da Vida (CVV). As atividades serão em parceria com o Colégio Educacional Núcleo Profissionalizante (CENEP), por meio de estagiários do curso técnico de enfermagem.

Já a UBS São Bento realizará a ação “Conversando Sobre o Suicídio” que acontecerá de terça a sexta-feira (11, 12, 13 e 14) para os grupos de hipertensos e diabéticos, mulheres e pacientes psicotrópicos da unidade. A iniciativa será liderada pelas servidoras e enfermeiras, Gisele e Lucinéia, e também pelo CVV.

Com a colaboração dos agentes comunitários de saúde (ACSs), estagiários de enfermagem da Faculdade Anhanguera e pacientes que participam do grupo de artesanato, a UBS Barão terá durante a semana uma decoração especial com bexigas e flores de papel na cor amarela e branca. Na quarta-feira (12) haverá uma roda de conversa com psicólogo da unidade e usuários sobre o tema da campanha.

A UBS São Guilherme contará com a árvore da vida às 14h nesta terça-feira (11) para toda população. A árvore possui frases de reflexão e autoajuda que podem ser conferidas pelas pessoas que passarem pela unidade. Às 9h de quarta-feira será realizado o projeto “Amor à Vida”, com a participação de estudantes de enfermagem e enfermeiros servidores, com a distribuição de frases motivadoras e que valorizam a vida.

Também nesta terça-feira, o grupo de caminhada e usuários do serviço da UBS Nova Esperança receberão orientações de estratégia para o autocuidado e valorização da vida feitas por um terapeuta ocupacional e assistente social. No mesmo dia, a UBS Rodrigo também promove uma orientação na sala de espera da unidade sobre prevenção do suicídio e valorização da vida, além da distribuição de panfletos do CVV.

Às 14h desta sexta-feira um psicólogo da equipe de apoio da UBS Carandá liderará uma discussão sobre a valorização da vida aos pacientes da unidade. A UBS Simus também realizará uma roda de conversa para o grupo de saúde mental nesta terça-feira.

Ainda na sexta-feira, às 14h, a unidade do Cajuru com o apoio do CVV, receberá o Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio (GASS) para discutir vivências de pessoas que passaram diretamente ou indiretamente sobre o tema.