UBSs promovem confraternização para grupos de caminhada

Por: Vander Deziderio (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

O Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) Norte, que integra as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Paineiras, Vitória Régia, Ulisses Guimarães e Habiteto, realizou no dia 12 de dezembro uma confraternização dos grupos de caminhada. Esse encontro contou com muita dança, música e homenagens aos integrantes que participam do projeto. O evento também teve a presença do grupo de dança ‘Mulher Maravilha’, que oferece aulas de dança gratuita para as mulheres.

O grupo de caminhada é um dos projetos do NASF Norte com o objetivo de valorizar e estimular a prática de atividades físicas e proporcionar o acompanhamento através de profissionais das áreas de farmácia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, educação física, nutrição, fisioterapia e fonoaudiólogo.

O profissional de Educação Física do NASF, Luis Severino Machado, conta que uma das maiores missões desse projeto é diminuir o quadro de pessoas sedentárias e levar um estilo de vida melhor para a sociedade. “O propósito desse projeto é proporcionar um estilo de vida alternativo para as pessoas que nunca conseguiram desenvolver em sua rotina a prática de atividades físicas e que muita das vezes enfrentam o quadro sedentário, o que agrava casos de doenças que se tornam irreversíveis. Atendemos nesse projeto cerca de 120 pessoas, e claramente é possível perceber a mudança das pessoas, não só física, como emocional e social”, explica.

A dona de casa, Francisca Araújo, de 63 anos, participa há mais de nove anos do grupo de caminhada e recomenda que mais pessoas participem, pois os benefícios dessa atividade física trás muitos resultados. “Antes de entrar no grupo de caminhada, eu sentia muitas dores ao ponto de nem conseguir sair da cama, até que me apresentaram esse projeto na UBS Vitória Regia. Após algumas semanas participando do grupo, as dores diminuíram muito, a minha disposição aumentou e minha saúde teve uma melhora muito grande”, ressalta.

Durante o evento, também houve a apresentação do grupo de dança ‘Mulher Maravilha’, projeto idealizado por Émile e Janaína, professoras de dança que oferecem as aulas gratuitas para as mulheres de todas as idades. As aulas acontecem nas segundas e quintas das 19h30 às 20h30, no Parque “Amadeu Franciulli”, situado na Rua José Martinez Peres – Parque Vitoria Regia.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: