UBSs realizaram mais de 249 mil atendimentos até o mês de abril

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

De janeiro a abril de 2019, as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram 249.893 atendimentos à população em Sorocaba. Esse número inclui consultas médicas, de enfermagem, odontológica e multiprofissional. A quantidade dessa assistência demonstra o foco da atual gestão para efetuar o fortalecimento da Atenção Básica de Saúde que é considerada a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Houve um aumento de 5.705 consultas médicas em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), após a implantação da gestão compartilhada nas Unidades Pré-Hospitalares Norte e Oeste, 55 médicos concursados foram remanejados para as UBSs, o que gerou um aumento estimado de mais 14 mil consultas médicas por mês.

A UBS possui clínicos gerais, generalistas, pediatras, ginecologistas, dentistas e é a principal porta de entrada para o cidadão receber assistência no SUS de forma contínua. A unidade também acolhe de forma individual, familiar e coletiva, e desenvolve ações de promoção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde. Para consultar o endereço e o horário de funcionamento das 32 UBSs, basta acessar o link –http://saude.sorocaba.sp.gov.br/ .

A secretária da Saúde, destaca o empenho do atual governo em promover o fortalecimento da Atenção Básica. “O próprio ministro da Saúde em visita a Sorocaba declarou que a principal bandeira do governo federal é o fortalecimento da Atenção Básica. Em nossa cidade já iniciamos esse processo quando a gestão compartilhada foi implantada e ganhamos mais médicos para as UBSs. Queremos cada vez mais investir na prevenção de doenças e promoção da saúde”, explica.

Caso haja necessidade de um atendimento de especialidades, a própria UBS encaminha para a Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” que dispõe de 42 especialidades médicas para atender a população. A unidade também conta com programas de referência na região, que são o pré-natal de alto risco, recém-nascido de alto risco, tuberculose, hanseníase e ambulatório de feridas e pé diabético, e o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

Para os casos de urgência e emergência, Sorocaba conta com as seguintes unidades que funcionam 24 horas: as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) Norte, Leste e Oeste; o Pronto Atendimentos (PA) Laranjeiras e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Éden. Os PAs São Guilherme e Brigadeiro Tobias funcionam todos os dias das 19h às 7h.

Atendimento odontológico na cidade

Para quem precisar do atendimento odontológico, a consulta é oferecida nas 32 UBSs durante o horário de funcionamento de cada unidade. Para os casos de urgência, a cidade oferece as UPHs Oeste e Norte que atendem todos os dias das 10h às 22h. Já o PA São Guilherme atende todos os dias das 19h às 00h.

Mais de 76 mil faltas de janeiro a abril

Apesar do número de consultas atendidas no primeiro quadrimestre do ano de 2019, existe um fator que preocupa a Secretaria da Saúde (SES), o número de absenteísmo na cidade. Apenas nas 32 UBSs em relação às consultas e exames, um total de 76.288 faltas.

“O absenteísmo compromete a capacidade de marcação de consultas de uma unidade de saúde, dificulta o acesso de outros usuários ao sistema de saúde, acarreta aumento do prazo de espera para a realização de uma determinada consulta e gera gastos financeiros, haja vista que o serviço é pago pelo município mesmo quando o usuário não comparece a um atendimento agendado”, ressalta a secretária da Saúde, Kely Schettini.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: