Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/ubss-recebem-aparelhos-de-ultrassom-odontologico-para-melhorar/
Acessado em: 22/11/2019 - 03h24

UBSs recebem aparelhos de ultrassom odontológico para melhorar atendimento da população

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A partir do mês de maio, as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) começaram a contar com o ultrassom odontológico e jato de bicarbonato para atender a população de Sorocaba. O objetivo da aquisição prevê o fortalecimento da Atenção Básica que é prioridade na atual gestão. Com o novo recurso, o atendimento traz maior qualidade, menos desconforto ao paciente e diminuição no tempo da consulta e do tratamento.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Paula Regina, o aparelho otimiza o atendimento na área de periodontia. “Essa aparelho traz mais eficácia em procedimentos como remoção de placa bacteriana, manchas residuais, tártaro, entre outros”, explica.

Antes dessa importante conquista, apenas a Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” possuía o aparelho para realizar procedimentos em pacientes encaminhados das UBSs. A aquisição dos 32 aparelhos foi possível através de emenda parlamentar.

A secretária da Saúde, Kely Schettini, explica que filas de espera pelo tratamento odontológico deverão ser reduzidas. “Com o aparelho, os dentistas deixam de fazer os procedimentos manualmente e ganham tempo para concluir o tratamento. Quando havia necessidade desses recursos do ultrassom odontológico, pacientes eram encaminhados à Policlínica. Ou seja, muitos encaminhamentos não precisarão mais ser feitos, pois a resolutividade aumentará em nossas 32 UBSs”, ressalta.

Muito mais por Sorocaba!