UBSs São Guilherme e Márcia Mendes realizam mutirão de papanicolau neste sábado

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A Secretaria da Saúde (SES) realizará um mutirão para coleta de exame preventivo do câncer do colo de útero neste sábado (8), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Guilherme e Márcia Mendes. O objetivo da ação é permitir o acesso do papanicolau às mulheres que não conseguem realizar seus exames preventivos no horário normal de funcionamento da unidade. 

A UBS São Guilherme estará aberta das 7h às 13h, e realizará 30 coletas em pacientes já agendadas, tendo dez consultas em livre demanda. Além de oferecer atendimento de planejamento familiar para 20 casais com psicólogos.

Já a UBS Márcia Mendes funcionará das 8h às 12h, tendo 48 pacientes agendadas para a realização do procedimento. A ação contará com orientações e explicações relacionados à Saúde da Mulher, com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas, incentivar, prevenir e conscientizar.

Papanicolau é o exame que deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente.

A UBS Márcia Mendes fica situada na Rua José Augusto Rabello Junior, 91, Jardim Vera Cruz. E a UBS São Guilherme é localizada na Rua Belmiro Moreira Soares, S/N – Jardim São Guilherme.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: