UFSCar realiza curso para associações de moradores de bairro

Por: Mariana Dearo

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Associação dos Moradores do bairro Piazza Di Roma está realizando aos sábados, das 8 às 12h, um curso destinado aos membros das sociedades para discutir as demandas dos bairros e ainda, auxiliar na formação de grupos. Com o tema “Políticas públicas urbanas e meio ambiente: formação de líderes locais e movimentos sociais”, o curso que segue até dezembro, é destinado às associações de moradores de bairro da cidade e conta com a participação da Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid).

Um dos objetivos da Secid é oferecer apoio para as Associações de Moradores de Bairro da cidade, além de estar à disposição para receber os munícipes visando orientá-los sobre as formações de grupos e também sobre a legalização dessas sociedades em Sorocaba.

O presidente da Associação dos Moradores do Piazza Di Roma, Manoel Borges destaca a importância do curso para os envolvidos. “Através desse curso visualizamos melhor as prioridades de cada bairro e a importância dessa formação para os líderes locais”, completa.

De acordo com o professor da UFSCar e coordenador desta atividade, André Cordeiro Alves dos Santos, o curso foi pensado a partir de uma demanda dos movimentos sociais em 2009, quando foi realizado o Encontro dos Movimentos Sociais na universidade, porém somente neste ano, através da parceria com a Associação Amigos de Bairro do Piazza Di Roma, o mesmo foi elaborado.

Entre os temas abordados no curso e destacados pelo coordenador estão: funcionamento e organização administrativa e financeira de ONGs com ênfase para associações amigos de bairro, políticas públicas municipais (segurança, cultura, educação, saúde, etc.), além de funcionamento e acesso aos órgãos governamentais: executivo, legislativo e judiciário.

Segundo dados fornecidos pela Secid, em Sorocaba existem aproximadamente 50 associações de moradores legalizadas com registro em cartório, porém algumas delas encontram-se desativadas. Diante desta situação, a secretaria desempenha o papel de apoiar aqueles que desejam formar uma associação dentro de seu bairro e também aquelas interessadas em retomar ativamente dentro da comunidade. Além disso, líderes comunitários que desejam ser reconhecidos, também podem procurar a secretaria que oferece assessoria técnica.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas através dos e-mails andrecas@ufscar.br ou amandaalabarce@gmail.com.

Tags: