Unidades Escolares da Rede Municipal recebem atividades sobre história e cultura afro-brasileira

Por: Bruno Rodrigues

As unidades Escolares da Rede Municipal receberam a Companhia Tempo de Brincar na realização do Espetáculo Ciranda dos Orixás. A iniciativa, realizada com parceria entre a Secretaria da Educação de Sorocaba, Diretoria de Ensino e Projeto Sesc Escola, trata sobre a história e a cultura afro-brasileira nas instituições educativas.

O espetáculo foi realizado em três unidades municipais de Sorocaba. O projeto que atende a Lei n°10.639, referente à inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” foi apresentado na E.M. “Maria de Lourdes M. Martinez”, no último dia 20, também no CEI-113 “Antenor Monteiro de Almeida”, no dia de ontem e hoje a apresentação foi realizada no CEI-10 “Eglantina Rocco Perli”.

A diretora da Escola Municipal “Maria de Lourdes M. Martinez”, Ana Paula de Oliveira, conta que sempre admirou a Companhia Tempo de brincar e ficou muito feliz por ver sua unidade ser contemplada com a apresentação do grupo. “Nós temos um projeto sobre assuntos etino raciais sendo produzido ao longo do ano e esta apresentação da Ciranda dos Orixás veio exatamente de encontro a todo desenvolvimento nesta linha que estávamos propondo”, explica a diretora.

A agente de cultura e lazer do Sesc, Ana Maria Alves, conta que todo mês há uma linguagem diferente produzida para as escolas públicas. “A intenção do Projeto Sesc Escola é trazer uma ampliação cultural e, neste caso em especial, da Ciranda dos Orixás, apresentar a cultura afro, desmistificando qualquer tipo de preconceito sobre este assunto”, salienta.

Tags: