Universidade da Califórnia-Berkeley visita Sorocaba

Por: Bruno Rodrigues

A cientista política e professora da Universidade da Califórnia-Berkeley, Alison E. Post, visitou a Prefeitura de Sorocaba na manhã e tarde desta quinta-feira (22). Além da docente americana, esteve presente também a mestranda em Ciência Política e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Marília Lessa.

Elas estão conduzindo um estudo sobre a prestação de serviços públicos no Brasil, Índia e Indonésia, com enfoque nas áreas de educação e saúde. O objetivo da pesquisa consiste em oferecer a outras cidades ao redor do mundo a possibilidade de aprender com os exemplos observados em suas visitas.

Devido aos índices positivos de saúde e educação no município de Sorocaba, a professora Alison visitou a cidade para a condução de entrevistas acadêmicas com os gestores públicos das Secretarias de Planejamento e Projetos (SEPLAN), Educação (SEDU), e Saúde (SES).

Durante a visita à SEPLAN, a secretária da pasta, Mirian Zacareli, apresentou alguns itens como: plano diretor da cidade, planejamento urbanístico e projetos que organizam o futuro de Sorocaba. “Ao longo da entrevista acadêmica pudemos mostrar a implantação do sistema de georreferencimento e seus benefícios. O crescimento ordenado do município, a infraestrutura, os atrativos para novos investidores, os planos de revitalização do centro, além da participação de Sorocaba nos projetos internacionais de Smart City e a importância das parcerias com as empresas, universidades e sociedade locais”, disse a secretária.

Na Secretaria da Saúde, a dupla foi recebida pela secretária adjunta, Kely Schettini, que representou a secretária da pasta, Dra. Marina Elaine Pereira. Foram abordados os desafios e as maneiras criativas as quais a SES está buscando para diminuir as demandas reprimidas nas unidades de saúde e as parcerias para conduzir um bom andamento às demandas referentes à pasta.

A visita foi concluída na Secretaria da Educação, com a entrevista feita com o secretário, André J. Gomes, que revelou a importância desta reunião de magnitude internacional. “É um honra para nossa cidade saber que nosso modelo de gestão pública está sendo observado em universidades tão renomadas quanto a de Berkeley”, disse. “Muitas das alternativas que estamos buscando como no caso das parcerias com OSs já são realidades nos países de primeiro mundo, tenho certeza que estamos no caminho certo”, conclui.

Tags:, ,