UPA do Éden inicia atendimentos e agrada a população

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden “Dr. Fernando Biazzi” começou a funcionar às 7h deste domingo (16) e até às 11h desta segunda-feira (17), já tinha realizado 205 atendimentos no total. A nova unidade, inaugurada pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio no último sábado (15), passa a integrar a rede municipal de urgência e emergência e tem capacidade para realizar 33 mil atendimentos por mês.

A nova unidade, que segue o padrão de atendimento das outras três Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) da cidade – Zona Norte, Zona Oeste e Zona Leste – é gerenciada e operada pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), por meio de convênio firmado com a Prefeitura. Atende as regiões Leste e Centro-Sul de Sorocaba, cuja população é estimada em cerca de 187 mil habitantes.

“A UPA do Éden funciona num prédio de quase 2 mil metros quadrados de construção e é praticamente um hospital, com mais de vinte leitos. Certamente, vai reforçar e muito a rede de urgência e emergência em Sorocaba. Com esta unidade estamos dobrando a capacidade de atendimentos neste segmento e mais uma vez cumprindo um compromisso com a população. A saúde é a prioridade absoluta deste Governo”, comenta Pannunzio.

Segundo a coordenação da UPA do Éden, das 7h às 24h de domingo (16), 133 pessoas foram atendidas, sendo 81 adultos e 52 crianças. Na segunda-feira (17), da zero hora às 11h, a unidade realizou 72 atendimentos, sendo 57 clínicos (adultos) e 14 pediátricos (infantil).

A população aprovou e elogiou a nova unidade. Moradora do Cajuru, a dona-de-casa Fabiana Malheiros, 35, esteve na manhã de ontem na UPA do Éden acompanhando o marido, Erinaldo Malheiros e seu filho. Ambos tinham passado por consulta. “Essa nova unidade foi uma bênção!”, disse, entusiasmada. “Facilitou em muito nossa vida, a UPA está praticamente do lado de casa. Além disso, estou muito satisfeita com o atendimento”, comentou.

Outro usuário que saiu satisfeito após ser atendido na UPA foi o operador de máquinas André Bezerra, 30, morador do Éden. “Desde que cheguei, na recepção, até a consulta com o médico, fui muito bem atendido. Nossa região ganhou muito com esta nova unidade de saúde”, falou.

A UPA do Éden fica na Rua Miguel José Gimenes, 4.235, ao lado da sede do Corpo de Bombeiros da Zona Industrial, e funciona 24 horas por dia. Oferece atendimentos para adultos e crianças, com médicos plantonistas na área de clínica geral e pediatria (oito médicos durante o dia e seis à noite).

A unidade possui cinco consultórios para adultos, dois consultórios de pediatria, salas de observação, postos de enfermagem, sala para assistente social, arquivo médico e Raio-X, sala de esterilização, entre outros espaços administrativos e operacionais. São seis leitos para medicação rápida, quatro leitos de observação pediátrica, dez adultos, dois de isolamento e quatro leitos de emergência.

A nova unidade, que segue o padrão de atendimento das outras três Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) da cidade – Zona Norte, Zona Oeste e Zona Leste – é gerenciada e operada pelo Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), por meio de convênio firmado com a Prefeitura. Atende as regiões Leste e Centro-Sul de Sorocaba, cuja população é estimada em cerca de 187 mil habitantes.

 

UBS do Éden e PA São Guilherme

 

Com a ativação da UPA do Éden, o Pronto-Atendimento (PA) do bairro deixa de funcionar e o local já está operando somente como Unidade Básica de Saúde (UBS), das 7h às 19h.

A partir das 19h desta segunda-feira, a UBS do Jardim São Guilherme começa a funcionar 24 horas, tornando-se mais um Pronto Atendimento (PA) na rede municipal de urgência e emergência.

Tags:,