Urbes deu início às atividades da Sipat 2017

Por: Mariana Campos

Nesta segunda-feira (2), a Urbes – Trânsito e Transportes deu início às atividades da 11ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Com o tema “O momento de ter segurança é agora”, o objetivo é dar orientações de segurança no trabalho e de saúde, promovendo assim a prevenção de acidentes e o bem-estar de todos os funcionários.

Para isso, foi elaborada uma programação com diversas atividades gratuitas até sexta-feira (6), como palestras, capacitação, aferição de pressão arterial e apresentação musical, que ocorrerão nas sedes do Campolim e da rua Chile. Entre os temas abordados, estão: primeiros socorros, consciência do comportamento seguro, técnica de resgate em alturas e espaço confinado, entre outros.

Música e palestra

Logo no início da manhã, os funcionários foram surpreendidos com o violinista Rodrigo Morais Silva, que tocou músicas, como “Canção da América” e “ All of Me” em todos os andares da sede do Campolim.

Na sequência, foi realizada a palestra de abertura, proferida pelo engenheiro da Segurança de Trabalho da Star – Segurança e Medicina, Rene Rivera, que falou sobre as principais mudanças da lei trabalhista e ainda deu orientações sobre segurança no ambiente de trabalho.

Na ocasião, os participantes foram orientados sobre a importância de conscientizar as suas equipes sobre a segurança do trabalho por meio de treinamentos. “Através de orientação e treinamento, os funcionários aprendem, de maneira eficaz, a evitar os possíveis riscos”, explicou Rene.

Para a diretora Administrativa e Financeira da Urbes, Gilvana Bianchini, que conferiu a palestra de abertura das Sipat, esta edição está muito integrada e visa conscientizar os funcionários da importância da segurança no trabalho. “Ninguém quer ir trabalhar e saber que o colega não veio porque se acidentou. Por isso é importante que todos estejam engajados acerca de sua segurança e entender que, qualquer risco, mesmo sendo pequeno, tem que ser levado em consideração”, destacou.

Para o encarregado do setor de controle operacional, Jorge Luiz, as orientações foram muito significativas. “A palestra evidenciou atos que podem ocasionar acidentes e que na correria do dia-a-dia não são analisados”, comentou. Já para o gerente do Setor de Fiscalização para o Trânsito, Ricardo Corrá, o momento agora será de aplicar todo o aprendizado que a palestra possibilitou e mudar os antigos hábitos.

Capacitação do Programa “Faixa Viva”

Já no período da tarde, os funcionários da Urbes participaram de uma capacitação do Programa de Trânsito “Faixa Viva” no auditório da Urbes, que teve como intuito educar as pessoas para que adotem novas posturas no trânsito e o pedestre seja priorizado em sua travessia, garantindo a sua segurança e evitando atropelamento nas vias da cidade, além de promover o respeito e a cidadania entre todos.

Os pedestres devem sempre atravessar nas faixas de segurança destinadas a eles. Já os motoristas devem respeitar os que estão a pé e parar os veículos ao identificar pessoas prestes a utilizar a faixa específica para travessia.

Durante a capacitação, foi abordada a fragilidade do pedestre e a necessidade do respeito de outros modais. Na palestra, também foi tratado da importância da comunicação entre os usuários da via, como, por exemplo, a sinalização que uma pessoa deve fazer para mostrar a sua intenção de atravessar a via e assim garantir a sua segurança.

Programação

Terça-feira (dia 3)

Palestra “Consciência do Comportamento Seguro”

Horários:  às 10h e às 14h

Local: Auditório da sede Campolim

Aferição de Pressão e Limpeza de Pele

Horário: das 8h às 11h e das 14h às 16h

Local: Auditório da sede Campolim

Quarta-feira (dia 4)

Palestra “Técnica de Resgate em Alturas e Espaço Confinado”

Horários: 9h e 14h

Local: Auditório da sede Chile

Palestra DST/AIDS

Horário: 10h

Local: Auditório da sede Campolim

Palestra Dependência Química e Co-Dependência

Horário: 14h

Local: Auditório da sede Campolim

Quinta-feira (dia 5)

Palestra “Lei Maria da Penha – Assédio Moral Feminicídio”

Horários: 10h e 14h

Local: Auditório da sede Campolim

Sexta-feira (dia 6)

Palestra “Primeiros Socorros”

Horários: 10h

Local: Auditório da sede Campolim

Apresentação Nativos Terras Rasgadas

Horários: 10h

Local: Auditório da sede Chile

Apresentação Nativos Terras Rasgadas

Horários: 14h

Local: Auditório da sede Campolim

Tags: