Urbes orienta funcionários sobre o respeito as faixas de pedestres

Por: Mariana Campos – comunicacao@urbes.com.br

A Urbes – Trânsito e Transportes realizou nesta quinta-feira (10) capacitações do Programa “Faixa Viva” voltada a seus funcionários. O intuito foi de orientá-los para que adotem posturas cordiais e seguras no trânsito, respeitando todos os tipos de faixa de travessia, priorizando o pedestre. O treinamento ocorreu pela manhã e à tarde no auditório da Urbes e foi ministrado pela equipe do Setor de Educação para o Trânsito.

Cada participante recebeu uma camiseta do programa. “A ideia é que todos ‘vistam a camisa’ e adotem atitudes prudentes”, explicou Miguel dos Anjos Alves, do Setor de Educação para o Trânsito. Ele ressaltou que para que pedestres e motoristas se tornem mais conscientes, é necessária orientação, por isso a importância da iniciativa.

O artigo 70 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei federal nº 9.503 de 23/09/97 – assegura aos pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim a prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica.

Como foi o treinamento

Durante a capacitação, foram apresentadas estatísticas de acidentes no trânsito para alertar os participantes, além de enfatizada a vulnerabilidade do pedestre. A importância da comunicação entre os usuários da via foi outro assunto abordado.

O pedestre deve obedecer à sinalização de trânsito específica e somente andar na faixa própria. No semáforo, ele deve esperar até que o sinal feche para os carros. Para a travessia em faixa sem semáforo, o pedestre, ainda na calçada, deve estender o braço com a palma da mão, e só atravessar quando os carros pararem. Já os motoristas devem reduzir a velocidade do veículo ao avistarem uma faixa de pedestre e, quando houver um pedestre indicando querer atravessar, parar o veículo para que ele atravesse com tranquilidade e segurança.

Para a auxiliar administrativa, Angela Celeste, o treinamento teve bastante conteúdo. “Gostei bastante. Agora precisamos colocar em prática todo esse aprendizado para colaborar por um trânsito melhor”, comentou.

Quem também participou do evento foi o assistente de Transporte Coletivo, Franklin Nascimento. “A capacitação foi proveitosa, espero que todos façam a sua parte para termos um trânsito melhor”.

Declarou. Já a auxiliar administrativa, Fernanda Martins, acredita que as pessoas estão mais conscientes no trânsito. “Graças a iniciativas como esta, reparei que muitos motoristas e pedestres estão mais prudentes”, destacou.

Empresas, escolas e outras instituições interessadas em receber esta e outras atividades desenvolvidas pelo Setor de Educação para o Trânsito podem obter mais informações através do ‘Fale Conosco’ disponível no site da Urbes: www.urbes.com.br.

 

 

 

 

 

Tags:, ,