Urbes realiza ação para idosos aprenderem a andar de bicicleta

Por: Comunicação Urbes

Mais um grupo de idosos treinou suas pedaladas na aula prática do projeto “Escola do Pedala para Terceira Idade”, promovido pela Urbes – Trânsito e Transportes, na manhã da quarta-feira (29), das 8h às 12h, no Clube do Idoso “Carlos Alberto Moura Pereira da Silva”, no estacionamento lateral da unidade.

O intuito da atividade gratuita é ensinar pessoas da melhor idade a andar de bicicleta de maneira segura e consciente. Além disso, promover a saúde e a possibilidade de transporte por intermédio das bicicletas

O aprendizado é iniciado pela parte teórica, onde os participantes são conscientizados sobre regras de trânsito, compartilhamento das vias com diferentes modais, noções de segurança pessoal e coletiva, maneira correta e segura de pedalar nas ciclovias e demais vias da cidade, os equipamentos apropriados para a proteção, entre outras informações de segurança no trânsito envolvendo a bicicleta. Posteriormente, a etapa prática, quando os ciclistas aprendem a andar de bicicleta.  Desta forma, são guiados e orientados por instrutores da Urbes, e assim conseguem desenvolver o equilíbrio seguindo um trajeto completo.

O coordenador do Escola do Pedala, Erlon Marin de Freitas comenta que tem vários alunos que treinam há anos, e relembra que muitos chegam com medo e ansiedade e cada um aprende conforme o seu tempo. “O importante é que os participantes venham para terem uma aula prazerosa, e aqui eles aprendem da forma correta, segura e em um local apropriado.  A bike também é um veículo, e sua prática precisa respeitar as leis de trânsito”, explica.

O casal de aposentados, Claudio Patrício, de 70 anos e sua esposa Miriam Carlos Patrício, de 71 anos começaram a participam regularmente há mais de um ano e garantem que só obtiveram benefícios. “Foi aqui, com os instrutores que eu aprendi a andar de bicicleta. Para minha saúde foi ótimo, eu tinha labirintite e não conseguia nem andar de carro por conta da falta de equilíbrio, felizmente depois que comecei a andar de bicicleta, me curei desta doença. Além do que, fizemos várias amizades, aqui nos tornamos uma família”, conta Miriam.

Outra ciclista é a dona de casa Irondina Graciana Duarte, de 63. Irondina começou a praticar há um ano e diz que desde criança queria aprender a andar de bicicleta. “Sempre tive vontade de aprender, e com esta oportunidade pude começar. Gosto muito das aulas, e aos poucos estou mais segura e tendo um bom desempenho. Sinto reflexos positivos na minha saúde, antes eu tinha muitas dores no joelho, e agora melhorou muito”, garante.

Como ser sócio do Clube

Estão abertas as vagas para participar da “Escola do Pedala para idoso” e para se inscrever nesta e em outras atividades do Clube do Idoso os interessados, além de residir em Sorocaba, devem ter mais de 55 anos, apresentar RG, CPF, título de eleitor, comprovante de endereço no nome e uma foto 3×4, além de um atestado médico para atividades físicas oferecidas. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Clube do Idoso está localizado ao lado do Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone (15) 3233.9014.

Tags: