USF Habiteto tem ações ao Dia Internacional da Atividade Física

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

 

A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Vitor Pedroso, localizada no Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), realiza nesta quarta-feira (6) ações gratuitas à população, alusivas ao Dia Internacional da Atividade Física, celebrado nessa mesma data.

Das 7h às 8h, haverá caminhada, seguida da Hora da Ginástica, das 8h às 9h. Na sequência, das 9h às 11h, quem passar pela unidade de saúde receberá orientação nutricional e de vida saudável, por educadores físicos. Também estará disponível aferição de pressão arterial, teste de glicemia, verificação de peso, altura, circunferência abdominal e índice de massa corporal (IMS).

Segundo a supervisora da Regional Norte da Secretaria da Saúde (SES), Renata Ferraz de Oliveira, a iniciativa visa promover a prática de atividade física por parte da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico em prol da qualidade de vida.

A prática regular de atividade física apresenta vantagens como evitar o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças, reduz a tensão arterial, melhora a autoestima, reduz do estresse e contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico. Porém, o recomendado é, antes de iniciar qualquer atividade, passar por avaliação médica e procurar o apoio de um profissional da área.

O Dia Internacional da Atividade Física é uma data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como forma de prevenção ao sedentarismo. A inatividade física, segundo o órgão, é o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

 

 

Tags:, , , ,