Uso indevido e transmissão de informações erradas de WhatsApp da Ouvidoria Leva a Prefeitura a notificar vereador

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba irá protocolar na próxima segunda-feira, dia 1º de abril, um ofício na qual pede ao vereador Hudson Pessini esclarecimentos e a remoção imediata de publicações feitas em sua página pessoal nas redes sociais com informações e uso irregular do número do WathsApp da Ouvidoria.

Nas publicações, o vereador procura destacar uma de suas leis que trata sobre maus tratos aos animais, além da aprovação de um requerimento para a criação do “WhatsApp dos Maus Tratos Animal” e nela cita o nº 99129-2426, para que a população faça denúncias envolvendo maus tratos de animais.

Porém, esse é o número do WhatsApp da Ouvidoria, da Ouvidoria Geral do Município, ligada ao Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba. Esse canal de comunicação foi lançado no dia 21 de janeiro, em parceria com a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), numa iniciativa inédita implementada pela administração do prefeito José Crespo.

Sua função vai muito além da destacada pelo vereador, que limita-se em informar que, ainda segundo ele, passa a ser o número exclusivo para receber denúncias de maus tratos aos animais. Esse canal de comunicação da Ouvidoria Geral do Município, tem a função de receber sugestões, dúvidas, denúncias e elogios por parte da população a todos os serviços públicos disponibilizados pela administração municipal.

Em suas publicações em suas páginas de rede social, o vereador não cita, em momento algum, que o número nº 99129-2426 é pertencente à Prefeitura de Sorocaba e se trata do WhatsApp da Ouvidoria, que possui seus serviços de forma ampliada. Ao contrário, destaca ser exclusivo para denúncias de maus tratos aos animais, ao ponto de denomina-lo “WhatsApp dos Maus Tratos Animal”. Limita-se a autopromoção de sua lei e de um requerimento em que solicita a implantação desse canal para recebimento desse tipo de denúncias.

Essas publicações levaram a Prefeitura a solicitar explicações ao vereador e a sua retirada imediata das redes sociais, pois as mesmas podem desfigurar a real função do WhatsApp da Ouvidoria.

Importante destacar que o WhatsApp da Ouvidoria também recebe tais tipos de denúncias, mas existem outros canais de comunicação. O WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, da Prefeitura de Sorocaba, (99129-2426),  foi criado com objetivo de facilitar o acesso do cidadão à Central de Atendimento que também continua atendendo pelo telefone 156, 156 online, presencialmente nas Casas do Cidadão e 2º andar do Paço Municipal ou através de correspondência. Em todos os casos, a pessoa fornece as informações e recebe um protocolo para acompanhar o caso. As demandas são registradas e encaminhadas para as respectivas secretarias.

Para entrar em contato com o novo canal de comunicação, é necessário possuir o aplicativo WhatsApp instalado no aparelho celular e salvar na agenda de contatos o número (15) 99129-2426. Não é possível realizar ligações, apenas enviar mensagens de texto, fotos e vídeos. O canal atende todos os tipos de solicitação, exceto denúncias, que devem ser realizadas pessoalmente.

Confira todos os canais da Central de Atendimento:

  • Internet: 156 on-line – Aberto ao público 24h por dia, 7 dias por semana

http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento

  • Telefone: 156

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

  • Presencial
  • Casas do Cidadão

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

  • Ouvidoria Geral do Município (Paço Municipal, 2º andar)

Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, nº 3041 – Alto da Boa Vista

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30

  • Correspondência

Através do endereço: Av. Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, nº 3041 – Alto da Boa Vista

Paço Municipal, 2º andar, junto à Ouvidoria Geral do Município

CEP 18013-280 – Sorocaba / SP

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