Vigilância Epidemiológica divulga 9° Boletim de Arboviroses

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria de Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, divulga nesta terça-feira (2) o 9° Boletim de Arboviroses. O documento tem como objetivo informar à população sobre a ocorrência de dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela no município de Sorocaba. Os dados apontados são obtidos a partir da notificação de casos suspeitos por todos os serviços de saúde.

O boletim relata que o ano de 2017 terminou com baixa circulação de dengue e zika vírus em Sorocaba, como em todo o território nacional. Neste ano foi observado maior ocorrência de chikungunya, sendo identificado os primeiros casos autóctones da cidade.

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, não há ocorrência de casos confirmados de febre amarela em macacos ou em humanos em Sorocaba. Todos os casos que ocorreram no Estado de São Paulo foram de febre amarela silvestre, ou seja, casos adquiridos em ambiente de mata.

No entanto, como nos municípios de São Roque, Ibiúna, Mairinque e Piedade há registros de casos de óbitos de macacos por Febre Amarela, a região está em alerta. Ações de vacinação de pessoas que vivem ou trabalham em áreas próximas às matas estão ocorrendo em todo o Estado.

Em Sorocaba, a SES dará início a uma ação preventiva contra a Febre Amarela em Brigadeiro Tobias. A vacinação para a prevenção da doença será realizada de quarta a sexta-feira (3, 4 e 5), das 7h às 19h, e no sábado (6), das 8h às 17h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro, localizada na rua Ana Gomes Correa, 55.

Não há motivo de uma busca indiscriminada da vacina, sendo as doses direcionadas pela Secretaria de Saúde do Estado para determinadas áreas com indicação temporária de vacinação.

Tags: