Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/visita-ao-zoo-garante-lazer-e-aprendizado-a-terceira-idade/
Acessado em: 01/06/2020 - 02h45

Visita ao zoo garante lazer e aprendizado à terceira Idade

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” recebeu, na tarde desta quarta-feira (dia 5), a visita especial de cerca 35 sorocabanos com mais de 60 anos de idade. Além de um passeio guiado por monitores de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a terceira idade ainda fez um piquenique no espaço ecológico.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Sema, a atividade integrou a programação da Semana do Idoso, que comemora o Dia Nacional do Idoso (1º de outubro), e também as atividades em comemoração ao aniversário de fundação do “Quinzinho de Barros” (20 de outubro).

Na caminhada pelo zoo, a terceira idade aprendeu um pouco mais sobre as características e curiosidades dos animais mais antigos do parque, como o elefante-indiano, a onça-pintada, o jacaré-açu, o grou-coroado, o hipopótamo, o chimpanzé e o mandril. Eles também visitaram o Museu de Zoologia.

Em frente ao recinto dos elefantes, por exemplo, eles souberam que a diferença entre a espécie indiana e a africana é o tamanho das orelhas. Nas savanas, pelo forte calor, as orelhas do animal africano são maiores para, ao abaná-las, ajudar na dispersão do calor.

Lembranças

Eliane de Araújo, 60 anos de idade, moradora do Jardim dos Estados, frequenta o Clube do Idoso desde a inauguração do espaço e adorou o passeio num dos principais cartões-postais de Sorocaba. “É muito gostoso esse lugar e fazia muito tempo que não vinha aqui. Sempre trouxe meus filhos aqui para fazer um piquenique, eles amavam”, contou.

Ela era uma das poucas do grupo que conheceu o zoo de Sorocaba quando ainda funcionava às margens do rio Sorocaba, em recintos montados entre a ponte da rua XV de Novembro e a atual Praça Lions. O ano era 1965. “Vim para Sorocaba aos 7 anos de idade e minha avó sempre me levava lá para ver os bichos, tinha macacos, muitas aves e até uma zebra”, relembrou. O zoo foi inaugurado, no local em que está hoje, em 20 de outubro de 1968, junto com o Museu Histórico Sorocabano, após a família Prestes de Barros doar a chácara ao município, na Vila Hortência.

Outra participante da visita foi Zelina Santos Gonçalves, de 70 anos, moradora do bairro Iporanga I, também sócia do Clube do Idoso. “Está uma delícia esse passeio, estamos aprendendo bastante”, afirmou.

Para finalizar, os participantes fizeram um piquenique no parque. Para isso, cada um levou um prato de salgado ou doce, além de sucos e refrigerantes.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.