Visita especial vai mostrar os animais idosos do zoológico

Por: Secom Sorocaba

Foto: Gilberg Antunes

Nesta quinta-feira (4), das 9h às 11h30, quem for ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” poderá conhecer os animais idosos que habitam o cartão postal de Sorocaba numa visita monitorada. A atividade de Educação Ambiental terá como ponto de encontro o auditório do zoo.

A oportunidade será oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em razão do aniversário de 50 anos do zoo (20 de outubro), do Dia Nacional dos Animais (4 de outubro) e também do Dia Nacional do Idoso (1º de outubro). “O público poderá participar de um bate-papo para conhecer um pouco sobre a rotina de cuidados que alguns dos animais mais antigos do zoo recebem”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

O objetivo da atividade é tornar o público mais próximo dos animais idosos do zoo, gerando uma identificação com os mesmos e sensibilizando para a conservação dessas espécies. Os integrantes desse time da terceira idade são o casal de elefantes asiáticos, Sandro e Haisa; o chimpanzé Black; três pelicanos; os hipopótamos Yudi e Iara; e a Mel, fêmea de mandril.

Inicialmente, num bate-papo, a equipe de Educação Ambiental vai falar sobre a preocupação que o zoológico tem com o bem-estar desses animais, que, assim como as pessoas idosas, necessitam de muito carinho e de uma atenção especial. Após o bate-papo, o público poderá participar de uma breve visita monitorada, na qual verão os animais idosos do zoo e conhecerão suas características biológicas e curiosidades.

É sabido que a expectativa de vida dos animais que vivem sob cuidados humanos (em cativeiro) tende a ser maior do que aquela dos animais que vivem na natureza (em vida livre). Isso ocorre porque em cativeiro, estes animais recebem abrigo, cuidados médicos regulares (preventivos ou tratamentos), uma alimentação de qualidade, frequente e balanceada, além de estarem livres de predadores. No zoo de Sorocaba esta realidade não é diferente.

Para participar não é necessária inscrição prévia, basta comparecer no local. O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.

 

 

Tags: