Visita guiada apresentou as funções e os atrativos do Jardim Botânico

Por: Secom

Na última quarta-feira (25), uma turminha de 32 crianças da Escola Maple Bear participou de uma visita monitorada no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental teve como intuito apresentar as funções do espaço ecológico e seus principais atrativos.

Inaugurado em 2014, o Jardim Botânico ocupa uma área protegida de 70 mil metros quadrados, constituída por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas. “Este nosso cartão postal está estruturado para ser um importante centro de conservação da biodiversidade e cumpre com eficiência suas cinco funções: educação para desenvolvimento sustentável, pesquisa, conservação, lazer e cultura”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

Durante a visita monitorada, o grupo conheceu o roseiral, o orquidário, o Palacete de Cristal e o jardim sensorial de plantas medicinais. Na ocasião, as crianças também puderam conferir a escultura “Sobrevida” (2017), feita pelo artista Dimas Pires, que está instalada em lugar de destaque no espaço ecológico. Para confeccionar a obra, o artista utilizou o tronco da árvore de copaíba centenária da Vila Barão, após sua queda.

Para encerrar a atividade, as crianças percorreram uma das trilhas do Jardim Botânico, na qual tiveram contato com a vegetação nativa da região de Sorocaba, com espécies do Cerrado e da Mata Atlântica, e puderam saber mais da importância da manutenção das áreas verdes e da mata ciliar.

Escolas e outros grupos interessados em agendar visitas monitoradas no espaço ecológico podem entrar em contato através do e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3235.1130. O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.

 

 

 

Tags:,