Visita monitorada no Jardim Botânico garante aprendizado a alunos do Sesi de Votorantim

Por: Secom Sorocaba

Alunos do 4º ano do Sesi de Votorantim participaram nesta sexta-feira (8) de uma visita monitorada no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bõas”. Além do lazer e do contato com a natureza num dos cartões postais de Sorocaba, a atividade de Educação Ambiental gratuita proporcionou aprendizagem às crianças.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). “Nosso objetivo foi de apresentar as funções do Jardim Botânico e seus principais atrativos, além de abordar os aspectos de sustentabilidade pensados na concepção e construção do Jardim Botânico, que levaram em consideração, dentre outras coisas, a economia de energia elétrica e água, e o reaproveitamento de materiais para a construção de alguns espaços da nossa unidade”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

Durante a visita monitorada, o grupo formado por 60 alunos, além de professores e estagiários, conheceu, por exemplo, o Palacete de Cristal, e a escultura “Sobrevida” (2017), feita pelo artista Dimas Pires, que está instalada em lugar de destaque no espaço ecológico. Para confeccionar a obra, o artista utilizou o tronco da árvore de copaíba centenária da Vila Barão, após sua queda.

Outra atração que despertou a curiosidade das crianças foi o jardim sensorial de plantas medicinais. Composto por aproximadamente 50 espécies de plantas medicinais, como melissa, boldo, maracujá, hortelã, cavalinha e babosa, entre outras, o espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.

Inaugurado em 2014, o Jardim Botânico ocupa uma área protegida de 70 mil metros quadrados, constituída por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas. “Este nosso cartão postal está estruturado para ser um importante centro de conservação da biodiversidade e cumpre com eficiência suas cinco funções: educação para desenvolvimento sustentável, pesquisa, conservação, lazer e cultura”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

Escolas e outros grupos interessados em agendar visitas monitoradas no espaço ecológico podem entrar em contato através do e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3219-2299. O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.

 

Tags: