Visitantes do zoo podem conhecer o Museu de Zoologia neste sábado

Por: Secom Sorocaba

Foto: Fernando Abreu

Neste sábado (6), das 9h às 11h30, o Parque Zoológico municipal “Quinzinho de Barros” abrirá as portas do Museu de Zoologia para uma visita monitorada. Além disso, das 12h às 15h, serão realizadas brincadeiras no Museu Histórico Sorocabano (MHS), votação para o nome do filhote de muriqui nascido no zoo e uma entrega de presente especial para a espécie.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), as atividades de Educação Ambiental fazem parte da programação especial em comemoração ao aniversário de 50 anos do zoo. “São atividades educativas oferecidas pela nossa equipe para comemorar com muita festa o aniversário do Zoológico. É uma grande oportunidade para pessoas de todas as idades aprenderem mais sobre o zoo e sobre os animais”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

O Museu de Zoologia possui um acervo composto por cerca de 1 mil peças biológicas e animais taxidemizados (“empalhados”). Entre elas, por exemplo, estão um enorme crânio de hipopótamo, que muitos visitantes acham ser um dinossauro, e a famosa barata gigante, que na verdade é um crustáceo.

Para a visita ao Museu de Zoologia será permita a entrada de 20 pessoas por vez, de modo que os participantes consigam aproveitar a atividade da melhor forma possível. A duração da visita é de cerca de 30 minutos e a participação é por ordem de chegada.

 

Muriquis

Já das 12h às 15h, quem for ao zoo poderá ajudar a escolher o nome do filhote fêmea de muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) que nasceu no final do ano passado no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Os nomes representam plantas da Mata Atlântica, bioma onde vivem a espécie. As opções são Açucena, Araçá, e Biribá.

A urna permanecerá em frente ao Museu Histórico Sorocabano, localizado no interior do parque. Inclusive neste sábado, quem for ao zoo poderá acompanhar a entrega da alimentação para os muriquis, às 15h30, em frente ao recinto da espécie.

A campanha de votação do nome do filhote fêmea também ocorre pela internet até o dia 12 de outubro. Para escolher o nome basta acessar o link: https://goo.gl/forms/LQr6M40hfgRfKWqu1. O nome mais votado será anunciado no dia 13 de outubro, às 15h30, em frente ao recinto dos muriquis.

Tags: