Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/workshop-sobre-psitacideos-ocorre-nesta-semana/
Acessado em: 01/06/2020 - 01h34

Workshop sobre psitacídeos ocorre nesta semana

Por: Carolina Moreira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Felipe Pinheiro - fpinheiro@sorocaba.sp.gov.br

Evento conta com palestras e minicursos sobre manutenção dessas espécies

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, promove nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8, o Workshop de Manejo e Conservação de Psitacídeos.

O evento ocorre em dois locais. No primeiro dia, as palestras são no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, das 9h às 16h30. Já na terça-feira, os minicursos serão ministrados no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”(PZMQB), no mesmo horário.

A atividade integra a programação de aniversário de 48 anos do zoológico de Sorocaba, comemorado no dia 20 de outubro. De cunho científico, o evento gratuito conta com 120 inscritos entre estudantes e profissionais das áreas de Biologia, Veterinária e Zootecnia, além de interessados no assunto.

O objetivo é discutir os principais desafios encontrados por esses profissionais, proporcionando troca de experiências e aprendizado. Para Luana Longon Roca, bióloga do “Quinzinho de Barros”, assim como trazer informações sobre as funções do zoo, o workshop “fomenta a conservação das espécies ameaçadas de extinção e sua importância para a biodiversidade”.

Ainda sobre a importância dos animais, Luis Silveira, do Museu de Zoologia da USP – que ministrou a palestra “Panorama Geral de Psitacídeos brasileiros: Taxonomia e conservação” – mostrou que os papagaios serviam de identificação geográfica. “Antes mesmo de terem nome, essas aves identificavam as regiões do nosso país para os portugueses”, conta.

O zoo de Sorocaba está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.