Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/zoo-completa-49-anos-com-entrega-de-bolos-e-presentes-aos-animais/
Acessado em: 04/06/2020 - 07h15

Zoo completa 49 anos com entrega de bolos e presentes aos animais

Por: Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), vai comemorar o aniversário de 49 anos de fundação do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” nesta sexta-feira (20), a partir das 11h, com bolos e presentes especiais preparados especialmente para homenagear quatro animais que habitam o espaço ecológico.

De acordo com a Sema, estes bolos e presentes são na verdade um enriquecimento ambiental, ou seja, alimentos e objetos preparados de forma especial pelos tratadores dos animais e pelo Setor de Nutrição do zoo, com o intuito de proporcionar diversão aos bichos.

Os visitantes poderão acompanhar de perto a entrega dos bolos e presentes e vivenciar este momento especial, que ocorrerá no recinto das espécies. As homenagens ocorrerão nos seguintes horários: casuar, às 11h; tucano, às 14h; bugios, às 15h; e elefantes, às 16h.

 

Animais idosos do Zoo

Já no domingo (22), no período da tarde, o público do zoo terá uma oportunidade única de conferir como é o tratamento carinhoso e especial que alguns dos animais mais antigos do zoo recebem, como o hipopótamo, por exemplo, que poderá ser visto abrindo sua enorme boca.

O intuito da ação é tornar o público mais próximo dos animais idosos do zoo, gerando uma identificação com os mesmos e sensibilizando para a conservação da biodiversidade de espécies da fauna.

De acordo com a programação da Sema, a atividade especial ocorrerá a partir das 13h, com os hipopótamos. Na sequência, às 14h, será a vez de ver a mandril fêmea comendo. Às 15h, o público vai conferir a leoa brincando. Para encerrar, às 16h, os elefantes serão vistos caminhando.

Estes quatro animais vivem no zoo há bastante tempo e podem ser considerados “idosos”, ou seja, eles já viveram bastante e sua idade está próxima ou até mesmo supera o tempo de vida estimado para outros indivíduos da mesma espécie.

É sabido que a expectativa de vida dos animais que vivem sob cuidados humanos (em cativeiro) tende a ser maior do que aquela dos animais que vivem na natureza (em vida livre). Isso ocorre porque estes animais recebem abrigo, cuidados médicos regulares (preventivos ou tratamentos), alimentação de qualidade, frequente e balanceada, além de estarem livres de predadores. No Zoo de Sorocaba esta realidade não é diferente e o que o público verá faz parte da rotina de cuidados que estes animais recebem.

O “Quinzinho de Barros” fica na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.