Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/zoo-de-sorocaba-ganha-12-exemplares-de-ipes-em-frente-ao-lago/
Acessado em: 10/04/2020 - 00h01

Zoo de Sorocaba ganha 12 exemplares de ipês em frente ao lago

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” ganhou 12 mudas de ipês amarelo e rosa na semana passada. Os exemplares da espécie nativa foram plantados no gramado que fica em frente ao lago, próximo à ilha dos macacos.

O plantio foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), com o objetivo de ampliar a cobertura vegetal da cidade. Além de embelezar o local, as árvores são importantes para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

Todo o trabalho foi realizado pela equipe da Divisão de Áreas Públicas da Secretaria do Meio Ambiente, que providenciou toda a estrutura necessária, desde a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro do Horto Florestal, até a utilização de tutores e insumos.

O zoo de Sorocaba possui 150 mil metros quadrados de área, sendo que 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações sobre o zoo podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227.5454.