Zoo recebe alunos para confraternização de projeto solidário

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” recebeu na última quinta-feira (30) alunos da E.M. “Quinzinho de Barros” para uma atividade especial do Projeto “Pensar, sentir e agir”, realizado pela unidade da rede municipal de ensino durante todo o ano de 2017. Além do passeio no zoo, cerca de 100 alunos confraternizaram, inclusive com a presença das mães, e trocaram cartinhas de solidariedade.

De acordo com a orientadora pedagógica Francine Aparecida de Lira, o projeto foi realizado durante todo este ano, com o objetivo de promover alguns valores nas crianças, como a solidariedade e o respeito ao outro. Para isso foi desenvolvido um trabalho com cada turma da escola.

A orientadora conta que uma das atividades desenvolvidas com as turminhas do 2º ano foi a produção de uma carta, tanto para trabalhar a produção de texto, já que eles estão em fase alfabetização, mas também para trabalhar com os temas do projeto. Na produção de cartas foi trabalhado com o gênero textual, inserção da letra cursiva, estruturação do texto, ortografia e consolidação do sistema alfabético da escrita. Cada um escreveu uma carta sem saber para quem iria entregá-la.

No Zoo, após as crianças confraternizarem com diversas guloseimas preparadas pelas mães, foi o momento de trocar as cartinhas entre eles. “Essa solidariedade que as crianças estão fazendo entre elas, é um valor que se constrói na relação do sujeito com o outro, é imprescindível que a escola ofereça espaços para viabilizar a aprendizagem de tal virtude em seu meio”, relata a orientadora.

Para Vanessa de Camargo, mãe de uma das alunas da rede municipal, a ação promovida pela escola foi de extrema importância, pois além do projeto unir os estudantes, eles receberam um resultado expressivo de alfabetização. “As crianças se sentem felizes de forma espontânea em poder ajudar o amigo, e esse projeto ainda rende para o crescimento escolar e na formação de cada aluno”, afirma ela.

Já no dia 8 de dezembro, a escola realizará uma grande festa de encerramento do projeto com todos os alunos matriculados. Neste dia, eles vão entregar os produtos de higiene que eles arrecadaram com as famílias para doar à instituição Melanie Klein.

 

 

Tags: