Zoo recebe professores e alunos da Unicamp para aula sobre comportamento animal

Por: Lucas Monteiro - Programa de estágio

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” recebeu nesta sexta-feira (16), os professores de Ecologia de Organismos da Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de Campinas (Unicamp), Paulo Oliveira e André Freitas, para uma atividade prática com alunos do curso.
A proposta da atividade é que os 19 alunos da pós-graduação analisem cientificamente, em dois dias, o comportamento de alguns animais previamente escolhido por eles e depois identifiquem se esses comportamentos são raros, comuns e muito comuns, através de um trabalho escrito. O grupo já esteve no zoo na última quarta-feira (14).
Trabalhando desde a década de 1980 com comportamento animal, o professor Paulo Oliveira explica porque opta pelo “Quinzinho de Barros” para realizar a atividade com os alunos há mais de oito anos, mesmo existindo uma média de 50 zoológicos espalhados pelo Estado de São Paulo. “É um ambiente muito bem cuidado e com uma diversidade animal que não se encontra em quase nenhum outro zoológico, dá para perceber que é tudo muito bem cuidado aqui”, expõe o docente.
Ao comentar sobre o valor educacional que essa atividade proporciona aos alunos, Paulo conta que alguns deles inclusive já mudaram teses de mestrado por conta da aula prática. “Quando ele vem aqui e tem esse contato direto com o animal, ele se apaixona pelo assunto e isso contribui muito para a formação profissional”, finaliza.
Após a conclusão dos trabalhos, eles são encaminhados para a equipe do Zoológico Municipal para demonstrar os resultados e tentar auxiliar na vida dos animais do local.
O Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.

 

Tags: