Zoo tem programação especial em comemoração ao Dia do Lobo-Guará e ao Dia das Crianças

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” – um dos principais cartões-postais de Sorocaba – realizará neste sábado (12), das 9h às 16h, uma programação especial em razão do Dia Nacional do Lobo-Guará e do Dia das Crianças, ambos celebrados em 12 de outubro.

Organizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), as atividades de Educação Ambiental também fazem parte da programação de 51 anos de existência do Zoológico, comemorado no dia 20 de outubro.

O objetivo da Secretaria do Meio Ambiente é mostrar a crianças, jovens e adultos as características e curiosidades do lobo-guará, uma espécie que habita o Cerrado e ocorre na região de Sorocaba, para sensibilizar as pessoas para a conservação não apenas do animal, mas também do bioma e da natureza como um todo.

Os visitantes terão a oportunidade de participar, das 9h às 16h, da exposição “Conhecendo o lobo-guará” e as crianças poderão levar para casa “lembranças” do animal, como desenhos, máscaras e adesivos. O público também terá a oportunidade de se aproximar de um lobo-guará taxidermizado (“empalhado”).

Além disso, às 14h30, quem estiver no zoo poderá acompanhar a entrega de um bolo no recinto do lobo-guará, preparado pela própria equipe do parque com alimentos que fazem parte da dieta do bicho.

Para participar não é necessário inscrição prévia. O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.
Sobre a espécie

O lobo-guará habita as áreas abertas e de Cerrado, principalmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul no Brasil, assim como alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são, principalmente, atropelamentos, perda de habitat, envenenamento, caça, entre outras.

Eles têm a pelagem do corpo avermelhada, exceto no pescoço, orelhas e ponta da cauda, que são brancos, e dorso e patas negras. Carnívoros onívoros, ou seja, além de carne também comem vegetais, eles podem medir até um metro de altura. O lobo-guará tem hábito solitário, podendo ser vistos aos pares somente no período reprodutivo.

Tags: