Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/zoologico-de-sorocaba-preserva-40-mil-m%c2%b2-de-mata-atlantica/
Acessado em: 12/12/2018 - 04h35

ESPECIAL 50 ANOS ZOO – Zoológico de Sorocaba preserva 40 mil m² de mata atlântica

Por: Neide Barbosa

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é um dos espaços mais visitados no interior do Estado de São Paulo. Mas a prática da visitação não fica apenas na experimentação de ver os animais. Cada recinto apresenta ao público um pequeno mural com informações sobre cada animal. Mas, passear pelo zoológico e não observar a faixa verde que fica ao fundo do parque é praticamente impossível. Em uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados, o espaço abriga espécies da Mata Atlântica e tem o bioma conservado com uma exuberância ímpar.

Além de manter a vegetação intacta, esse pedaço de mata é morada para diversos animais, segundo o biólogo da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Marcos Tokuda. “Esse é o habitat para algumas espécies que vivem soltas, como aves, pequenos mamíferos e répteis”, explica, ressaltando, ainda, que inúmeras são as aves que têm seus ninhos na mata.

Ainda de acordo com o biólogo, a reserva natural do “Quinzinho de Barros” tem cerca de 4 hectares (40 mil metros quadrados) de área verde em meio ao espaço urbano da cidade. “É interessante, porque o parque fica rodeado por casas, é um espaço estritamente urbano. Então, quando as pessoas chegam ao parque e notam essa faixa verde elas sentem que estão, de fato, muito próximas da natureza”, completa.

A visitação a esse espaço de mata do parque não é permitida aos visitantes. “É um espaço fechado com trilhas, mas que só pode ser visitado com acompanhamento de um de nossos funcionários.  É importante que as pessoas saibam que ali ficam animais soltos, por isso a nossa preocupação em não deixá-los andar sozinhos”, ressalta.

Marcos diz que, embora o espaço seja fechado, os moradores vizinhos ao parque convivem diariamente com os animais, mais precisamente com os bugios, macacos que vivem nessa faixa de mata atlântica do zoo.

Além da conservação da biodiversidade da fauna, o zoológico vem preservando elementos centrais, como as árvores e a típica vegetação da mata atlântica tão importantes para a preservação do meio ambiente da cidade. Entre elas, estão exemplares de pata-de-vaca, grandiúva, guaçatonga, açoita-cavalo, cambará, canela e embaúba. Segundo estudo publicado em 2009 pelo acadêmico Alessandro Patrocínio Moraes e a professora Vilma Palazetti de Almeida, foram encontradas 102 espécies diferentes de árvores e arbustos na mata do zoológico.

 

Serviço

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Endereço: rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (15) 3227.5454

Ingressos: R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade.

Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso. Além disso, alunos, professores e monitores das redes municipal e estadual de ensino público, com sede em Sorocaba, acompanhados pela escola; participantes de instituições assistenciais, com atuação social, cultural e ambiental são isentos de pagamento do ingresso de terça a sexta-feira.