Moradores da região do Nova Esperança ganham ação comunitária de líderes do bairro e da prefeitura
Por: Secretaria de Comunicação e Eventos - Secom
O sábado foi especial para os moradores do Jardim Nova Esperança (Zona Oeste) e bairros vizinhos que participaram da ação comunitária ‘Família Feliz’. A ação foi proposta e desenvolvida por líderes comunitários com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias) e parceria da Secretaria de Saúde (SES).
Centenas de pessoas participaram das atividades que teve, inclusive, a presença do cão Ponci da Guarda Civil Municipal (GCM) fazendo a alegria de crianças e adultos.
O objetivo da ação foi o apresentar e divulgar à população a rede de serviços sociais oferecida aos moradores por meio do Centro de Referência e Assistência Social – Cras, Unidade Básica de Saúde -UBS -, Associação de Moradores do Nova Esperança, Pastoral do Menor, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), Projeto Desbravadores e Associação Cria da Terra.
Desde o início da manhã até o final da tarde deste sábado (21), atividades recreativas e educativas foram oferecidas à comunidade com brincadeiras, distribuição de “balões escultura”, apresentação do coral da UBS Nova Esperança; apresentação musical com o caminhão-palco da Secultur; orientações sobre serviços e direitos sociais oferecidos pelo CRAS Nova Esperança; brincadeiras organizadas pela Pastoral do Menor; apresentação musical – RAP e distribuição de lanches para a comunidade. Além disso, a criançada pode se divertir nos brinquedos infláveis que foram conseguidos (por doação) pelos líderes comunitários do bairro. Houve ainda pintura fácil e distribuição de lanche para a comunidade.
A GCM participou da ação apresentando uma palestra orientativa sobre o uso do cerol, linha cortante utilizada em pipas e que já fez uma série de vítimas, inclusive fatais. Desde o início das férias escolares, a GCM vem intensificando a campanha “Cerol, “Soltar pipa com cerol não é brincadeira” que terá sua continuidade até o fim do mês por conta do fluxo de crianças e adultos que utilizam as pipas em parques e jardins da cidade. De acordo com a GCM, Sorocaba não registrou nenhum acidente com cerol este ano, mas no ano passado foram 52 apreensões com esse tipo de material.
De acordo com Juliana Schneider, da Secretaria de Igualdade e Assistência Social da Prefeitura, “a ação foi muito importante para a comunidade e mostrou o fortalecimento dos serviços sociais que são oferecidos. Isso mostra que estamos trabalhando de forma integrada também com as lideranças do bairro que têm uma participação muito ativa naquela região da cidade”, explicou.
Tags:ação comunitária, família feliz, Nova Esperança, Secultur, ses, SIAS