2ª Jornada de Saúde Mental reúne 163 pessoas

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria da Saúde (SES), realizou a 2ª Jornada de Saúde Mental no dia 29 de novembro. O evento reuniu 163 pessoas e contou com o apoio da Universidade de Sorocaba (Uniso) e da Divisão de Educação em Saúde (órgão da SES). No mesmo dia e local também houve a I Mostra de Práticas Exitosas em Saúde Mental. A programação contou com palestras, rodas de debates e atividades culturais.

O evento teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e de aproximar a população nas decisões tomadas na área da Saúde. A iniciativa também abordou temas relevantes em Saúde Mental tais como as consequências do uso abusivo de drogas por gestantes associados à vulnerabilidade social da situação de rua. O evento ocorreu no anfiteatro do bloco F na Uniso.

Houve apresentação das seguintes palestras: Redes de proteção de mulheres grávidas usuárias de drogas e/ou em situação de rua e seus filhos recém-nascidos; Economia Solidária, Geração de Renda e Saúde Mental; TDHA Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – Da infância a idade adulta; Políticas públicas e a rede de cuidados para crianças e adolescentes com TEA na perspectiva do SUS.

Para a coordenadora de Saúde Mental, Eline Vitor, os comprometimentos em Saúde Mental têm ampliado progressivamente e, portanto, a rede necessita potencializar o olhar para os cuidados dessa crescente demanda. “Realizamos a jornada com a intenção de ofertar ferramentas aos servidores, usuários e a população em geral, para que, de acordo com cada perspectiva, possam realizar o enfrentamento da problemática de forma articulada e eficaz”, ressalta.

Tags: