Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/38-peritos-vao-avaliar-projetos-da-linc/
Acessado em: 19/05/2024 - 06h01

38 peritos vão avaliar projetos da LINC

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Cada trabalho será analisado por dois peritos da área

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), publicou a relação dos 38 peritos que serão contratados para avaliar os projetos inscritos na Lei de Incentivo à Cultura (LINC) de Sorocaba em 2016. O comunicado pode ser conferido na página 5 do jornal “Município de Sorocaba”, desta sexta-feira (dia 3).

A LINC é um mecanismo que tem por objetivo estimular projetos e ações de cunho cultural em Sorocaba, bem como ampliar e diversificar a produção, criar espaços, preservar o patrimônio cultural e promover as formas de circulação de bens culturais na cidade.

De acordo com a Secretaria da Cultura, os peritos vão avaliar ao todo 108 trabalhos deste edital, sendo 31 na área de Música; 20 de Artes Cênicas; 19 de Formação Cultural; 14 de Letras; 10 de Cinema e Vídeo; 8 de Artes Visuais; 5 de Festivais Artísticos; e 1 de Patrimônio Histórico.

Cada projeto será analisado integralmente por dois peritos, que deverão emitir uma única avaliação consensual a respeito do projeto em análise. Entre os quesitos apurados estão: relevância cultural e/ou artística para o campo/área no qual se enquadra; clareza e consistência das informações; adequação dos objetivos à previsão orçamentária; plano de distribuição, capacidade de descentralização e acesso aos bens ou serviços culturais produzidos; exequibilidade dos prazos propostos no cronograma; qualificação do proponente e dos principais profissionais envolvidos; plano de divulgação e mobilização de público; e proposta de contrapartida e seu interesse público.

Encontro na próxima semana

Para formalizar a contratação, os peritos avaliadores classificados terão que apresentar à Secretaria da Cultura a documentação exigida em edital, além de um termo de compromisso devidamente preenchido e assinado. Para isso, reuniões estão agendadas para a próxima semana: segunda ou terça-feira (dias 6 e 7), às 15h, no Palacete Scarpa.

Quem não reside em Sorocaba e não pode por algum motivo participar de um dos dias da reunião, deverá enviar todos os documentos solicitados pelo Correio (Sedex a cobrar), até segunda-feira (dia 6), à Secretaria da Cultura.

Nesse encontro, a equipe da Secult distribuirá os projetos artísticos entre os avaliadores e passará todas as orientações a respeito da avaliação. Quem não comparecer, receberá os materiais via correio e as devidas orientações por e-mail ou telefone. De acordo com a Secretaria da Cultura, os peritos terão 20 dias para avaliar os projetos.

Mais informações podem ser conferidas no site da Secretaria da Cultura: http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/linc[1].

Endnotes:
  1. http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/linc: http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/linc