Abertura do “Natal Dourado” encanta crianças com folclore brasileiro

Por: Carolina Moreira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

A festa aconteceu no TMTV que, também, nesta sexta-feira (2), cede espaço para mais um encontro da garotada com a magia do Natal

Encanto. Essa palavra define a abertura do projeto “Natal Dourado e Magia” de 2016 que ocorreu na manhã desta quinta-feira (1) no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” – TMTV. A atração cultural apresentada pela Companhia Tempo de Brincar, trouxe para as crianças das instituições participantes – C.E. Elizabeth Milko, Coeso, Casa Bela, Vale da Bênção, o CIM Mulher, Afissore e Amor em Cristo – cantigas de roda, charadas e lendas do folclore brasileiro. A solenidade continua até sexta-feira (2), tanto pela manhã quanto no período da tarde.

Depois do espetáculo musical ser apresentado e a visita inesperada do Saci Pererê, pacotes dourados começaram a ser distribuídos e os alunos ficaram animados. Douglas Silva de oito anos, amou o presente: um livro. “Eu gosto muito de ler e esse livro tem uma bruxa. Acho que a história deve ser bem legal”, conta.

A ideia de presentear com livros, em vez de brinquedos, surgiu da preocupação com o desenvolvimento das crianças. Segundo a educadora Maria Inês Moron Pannunzio, que organiza o projeto desde que assumiu o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), o contato com a leitura deve ser feito desde o primeiro ano de idade, já que essa ação colabora com a boa formação intelectual dos pequenos. Pela última vez à frente do “Natal Dourado”, Maria Inês se assume feliz com o resultado obtido. “É muito gratificante, sinto uma grande satisfação em ver a alegria das crianças”, ressalta.

Os livros, assim como o espetáculo e um lanche foram doados pela Fundação Toyota, Pipocas Clac, Trio e o Banco Bradesco, que destinou recursos da Corrida da Longevidade para o projeto.

Além das apresentações e da festa no teatro, diversas instituições assistenciais da cidade receberão atrações artísticas e educativas para celebrar o Natal, com a entrega dos presentes. Ao todo, serão 5 mil crianças atendidas. Na tarde desta quinta-feira a celebração natalina aconteceu, também, com a participação da ASCA, Fundação Melanie Klein, a LBV e o Projeto Buscando a Paz. Na sexta (2), outras seis instituições filantrópicas participam do evento.

Tags:,