Acervo do MHS é exposto no Centro de Sorocaba
Peças expostas foram das feiras de muares, na época do tropeirismo
A Prefeitura de Sorocaba promoveu na tarde desta quarta-feira (20), das 13h às 15h, a 1ª edição do Projeto “O Museu vai à Praça” na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. Mais de cem pessoas prestigiaram gratuitamente a atividade e puderam conferir algumas peças do acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS).
Promovida pela Secretaria da Cultura (Secult), a atividade fez parte da programação especial da 13ª Semana Nacional dos Museus – “Museu para uma sociedade sustentável”. Uma nova edição ocorrerá no dia 30 de maio, das 11h às 13h, no Jardim Iporanga.
O objetivo da Secretaria da Cultura é de levar o acervo do MHS às praças da cidade, aproximando o sorocabano deste espaço tão importante de Sorocaba. O Museu Histórico possui um rico acervo que conta toda a história do surgimento do município, seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e desenvolvimento não só da cidade como do país.
Na exposição da Praça Cel. Fernando Prestes a população pode conferir peças utilizadas nas Feiras de Muares que aconteciam na cidade entre os Séculos XVIII e XIX, durante o chamado Ciclo do Tropeirismo. Foram expostas espora, focinheira, sino da “mula madrinha” (que era a mula que guiava a tropa), faca, sela do início do século XX, estribo feminino, marcador de animais e chapéu de couro.
As feiras ocorriam anualmente, na segunda quinzena de maio, atraindo comerciantes de diversos segmentos. Elas foram responsáveis pelo desenvolvimento do comércio de Sorocaba e das fábricas locais.
O aposentado Benedito Gomes da Silva, morador do Jardim Guaíba, na Zona Norte de Sorocaba, foi uma das pessoas que prestigiaram a exposição e ficou encantando com algumas peças. “Acho isto aqui tudo muito bonito. E é muito importante trazer este acervo para lugares como este, porque as pessoas têm que conhecer a sua história”, comentou o munícipe.
Além das peças do museu, dois banners ainda informavam a população sobre o MHS, o ciclo do tropeirismo e as Feiras de Muares.
A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente para comemorar o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. O objetivo das atividades é estimular a reflexão e a discussão sobre sustentabilidade, sociedade sustentável e como esses temas aparecem na produção da arte contemporânea.
Programação da Semana Nacional dos Museus
Dia 21 (quinta-feira)
Documentário e conversa com a artista Iza Figueiredo
Exibição do documentário Rivers and Tides – Working with time, do artista contemporâneo escocês Andy Goldsworthy. Após a exibição do documentário o museu promoverá uma conversa com a artista Iza Figueiredo
Horário: 19h30
Local: MACS (Avenida Afonso Vergueiro, 280, Centro)
Público: artistas, educadores e interessados em geral
Vagas: 30 pessoas
Informações pelo telefone (15) 3233.1692 e/ou www.macs.org.br
Dia 22 (sexta-feira)
Oficina “Intervenção no espaço: arte e sustentabilidade”
Oficina prática tendo como referência a obra de Andy Goldsworthy e os trabalhos da artista Iza Figueiredo.
Horários: às 10h (público em geral) e às 14h (professores escolas públicas e particulares)
Local: MACS (Avenida Afonso Vergueiro, 280, Centro)
Público: artistas, educadores e interessados em geral
Vagas: 20 em cada grupo
Informações pelo telefone (15) 3233.1692 e/ou www.macs.org.br
Workshop de fotografia
O fotógrafo José Neto realizará um workshop de fotografia baseado na obra ganhadora do Prêmio de Artes Visuais “Flávio Gagliardi”.
Horário: das 14h às 17h
Local: Museu Histórico Sorocabano (instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência).
Público-alvo: estudantes, artistas e pessoas interessadas em Fotografia com câmeras com controles básicos de exposição.
Vagas: 25
Inscrição de 11 a 18 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (15) 3211.2911 (com Janaína, Amanda ou Aline).
Cinema a céu aberto – Jardim Maylasky
Exibição de filme (a ser definido)
Horário: 18h
Local: Jardim Maylasky, em frente ao Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (Rua Álvaro Soares, 553, no Centro)
Dia 23 (sábado)
Visita orientada – “Intervenção no espaço: arte e sustentabilidade”
Visita orientada à exposição de Iza Figueiredo seguida de oficina prática com 90 minutos de duração para famílias (adultos e crianças).
Horário: 10h
Local: MACS (Avenida Afonso Vergueiro, 280, Centro)
Público: Famílias com crianças
Vagas: 15 crianças com familiares
Informações pelo telefone (15) 3233.1692 e/ou www.macs.org.br
Dia 24 (domingo)
Apresentação dos protótipos (lixeira e software) do projeto DESAFIO ARTE + TECNOLOGIA = INOVAÇÃO
Este projeto visa atender uma demanda do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), com base na necessidade de realizar uma mudança de hábitos para a conscientização de uso das lixeiras que serão instaladas na praça onde se situa o museu.
Horário: 10h
Local: MACS (Avenida Afonso Vergueiro, 280, Centro)
Público: em geral
Apresentação de chorinho nos jardins do Museu
O grupo sorocabano regional “Casa do Chapéu” apresentará um repertório de Choro nos jardins do Museu Histórico Sorocabano.
Horário: 11h
Local: Museu Histórico Sorocabano (instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência).
Dia 30 (sábado)
O Museu vai à Praça
O projeto de exposição itinerante do Museu Histórico Sorocabano tem como objetivo levar o seu acervo às praças da cidade, aproximando a população sorocabana e o Museu.
Local: Rua Professora Célia C. Marques Mendes, s/n – Jardim Iporanga
Horário: das 11h às 13h
Oficina – Zeladoria do Patrimônio Histórico
Utilizar o Casarão para a formação em Zeladoria do Patrimônio Histórico, no uso da cal na pintura das construções de Taipa.
Local: Casarão de Brigadeiro Tobias
Horário: das 9h às 17h
Informações: (15) 3236.6856.
Palestra
O Conservador Restaurador Antonio Luiz R. Sarasá Martin discorrerá sobre o saber dos antigos ao utilizar, se relacionar e se harmonizar com a natureza e seus elementos nas construções de suas casas
Local: Casarão de Brigadeiro Tobias
Horário: das 9h às 10h30
Informações: (15) 3236.6856.
Tags:Cultura, Cultura, Museu Histórico, Museu Histórico