Ações contra o Aedes ocorrem em 10 bairros nesta semana
Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Eduardo Santinon
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), prossegue com as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mesmo com a queda acentuada nas ocorrências de dengue, zika e chikungunya no município. Esta semana, as ações serão realizadas em 10 bairros.
Até esta sexta-feira (12), as visitas de casa em casa ocorrem nos bairros Sorocaba Park, Vitória Régia, Wannel Vile, Ouro Fino, São Guilherme, Vila Barão, Jardim Paulistano e Jardim Pagliato. Os agentes de zoonoses visitam as residências para procurar possíveis criadouros do mosquito e orientar a população quanto as formas de prevenção, bem como os sintomas das doenças.
Outra ação realizada pela SES para erradicar o Aedes aegypti é a remoção de materiais (arrastão) que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito. Neste caso, a recomendação é que os munícipes aguardem a orientação de um agente que indicará quais materiais podem ser recolhidos e posteriormente um funcionário passará para retirar. Este trabalho será realizado na região dos bairros Barcelona e Vila Angélica.
Nebulização
De acordo com informações da Divisão de Zoonoses, nesta semana haverá também aplicação de inseticida nas residências. A nebulização está prevista para ocorrer no bairro Sorocaba Park, a partir deste terça-feira (09), e no final da semana nos Jardins Paulistano e Pagliato.
A orientação da SES no caso das nebulizações é que os munícipes deixem as portas, janelas e cortinas abertas para que o produto adentre às casas e faça o efeito necessário. Inicialmente, profissionais da saúde passam pelas ruas avisando que a ação terá início para que a população possa se preparar.
Além disso, o pedido da SES é para que os moradores saiam de suas casas e retornem depois de meia hora da aplicação do produto. Caso não seja possível, em caso de pessoas com dificuldade de locomoção, por exemplo, é aconselhado que o munícipe permaneça em um cômodo fechado pelo mesmo período, bem como os animais de estimação.