Ações contra o Aedes ocorrem em nove bairros nesta semana
Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença
A Divisão de Zoonoses, da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), mantém os trabalhos de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – nesta semana. Até sexta-feira (19), nove bairros estão previstos para receber os agentes.
As visitas nas casas serão nos bairros Paineiras, Parque Vitória Régia, Vila Santana, Ipiranga, Jardim Imperatriz e Ulisses Guimarães. Já o arrastão, quando é feita a remoção de criadouros, vai acontecer na Vila Angélica e no Nova Sorocaba. A ação de nebulização, por sua vez, terá como foco o Jardim Paulistano.
Nas residências, os agentes orientam os munícipes sobre os sintomas das três doenças causadas pelo Aedes aegypti. Também informam sobre as medidas de prevenção. Por fim, é feita a remoção de materiais inservíveis que podem servir de criadouros para as larvas do mosquito.
Para a aplicação de inseticida, a população é avisada com antecedência para que se prepare. “As pessoas devem deixar o imóvel e voltar só depois de 30 minutos. As portas, janelas e cortinas precisam ficar abertas”, informa a Zoonoses. E acrescenta: “Para casas que tenham pessoas com dificuldade de locomoção, a recomendação é que fiquem em um cômodo fechado. Isso também vale para os animais.”
Segundo a Zoonoses, é fundamental continuar as ações preventivas durante o inverno, o que contribui para evitar a infestação do mosquito e, consequentemente, o aumento no número de casos no segundo semestre do ano. Alerta que, além das iniciativas do poder público, o apoio e a conscientização da população também são importantes para a eficácia do combate ao Aedes.