Ações de combate ao Aedes ocorrem em 11 bairros nesta semana
Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Eduardo Santinon
Foto: Zaqueu Proença
A Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) segue com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e das febres zika e chikungunya. Até esta sexta-feira (26), o trabalho será realizado em 11 bairros da cidade.
Nesta semana, as visitas de casa em casas ocorrem nos bairros Jardim Imperatriz, Ulisses Guimarães, Parque Esmeralda, Jardim Califórnia, Vila Hortência, Ibiti do Paço, Vila Barão e Éden. Nessas áreas, os agentes da SES entram nas residências para orientar os moradores quanto às formas de prevenção, falam sobre os sintomas das doenças e procuram possíveis criadouros de larvas do mosquito.
Além disso, também será realizada a nebulização por meio da aplicação de inseticida nas residências. Este serviço será realizado nos bairros Sorocaba Park, Parque Esmeralda e Jardim Montreal. Neste caso, os moradores são avisados pelos agentes com antecedência para que se preparem. A orientação da SES é que os munícipes deixem as janelas e portas abertas para que o produto adentre às casas. A orientação é que o morador sai de cas durante a nebulização e retorne 30 minutos depois.
Para reforçar o trabalho de erradicação dos criadouros, a SES também realiza arrastões para remoção de materiais que possam acumular água. Nesta semana, este trabalho será promovido na Vila Angélica. Conforme a Divisão de Zoonoses, os agentes batem nas portas das casas e retiram esses objetos. A SES informa ainda que, em caso de chuvas intensas, as ações de combate ao mosquito não serão realizadas.