Adolescentes da Fundação Casa e idoso participam do Big Draw

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Bruno Corrá

O desenho tomou conta das atividades na Chácara do Idoso e na Fundação Casa 1 e 2 nesta segunda-feira (19). Isso porque os idosos que frequentam a chácara e dez adolescentes que cumprem medida socioeducativa em semiliberdade nas Fundação Casa em Sorocaba participaram da edição 2015 do The Big Draw, cujo tema deste ano é Cada desenho conta uma história.

O The Big Draw, que em português significa O Grande Desenho, originou-se na Inglaterra e é o maior Festival de Desenho livre do mundo. O evento envolve pessoas de todas as idades e de várias partes do mundo que se conectam a espaços ao ar livre, com a natureza, com artistas, com um único objetivo: desenhar, individual ou coletivamente, pelas inúmeras possibilidades que o desenho proporciona: ferramenta importante para o aprendizado viabiliza a criatividade e nos conecta às nossas emoções.

Em Sorocaba, o Big Draw é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e, este ano, está articulado com a temática do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. “A realização dos dois eventos no mesmo período é pelas possibilidades de novas conexões que um trará ao outro”, explica a Presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio.

Na Chácara do Idoso, a proposta de articular o desenho com a temática do Outubro Rosa resultou em trabalhos que utilizaram diversos materiais na cor rosa. As participantes ainda aproveitaram elementos da natureza presentes no espaço para compor os seus trabalhos.

Na Fundação 1 e 2 os adolescentes desenvolveram pinturas em tela, com medidas de 3 e 2 metros, utilizando de tinta PVA. A proposta, neste caso, foi a reflexão de suas próprias histórias de vida e o que eles esperam para o futuro.

Numa das telas foi feita a imagem de uma árvore com um balanço vazio. “Aqui vivia uma criança que não teve infância, por isso o balanço vazio. Essa criança cresceu e não teve um bom comportamento. Mas a árvore representa a esperança”, explicou o adolescente.

Ainda na segunda-feira também aconteceram atividades no Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), no SAAE, na Policlínica e nas UBS das regionais Oeste, leste e Norte.

Na terça-feira (20) haverá atividades no Centro de Referência de Educação, na Escola Municipal “Duljara Fernandes de Oliveira”, nos Territórios Jovens dos bairros João Romão e Aparecidinha, no Clube do Idoso e nas UBS das regionais Oeste, leste e Norte.

A Programação completa pode ser acessada no www.sorocaba.sp.gob.br/outubrorosa

Tags:,