‘África em Nós’ celebra a cultura negra no CEU das Artes

Por: Joyce Souza da Conceição (Programa de Estágio) Supervisão: Janaína Oliveira

 

 

Para relembrar as origens da humanidade e celebrar as manifestações culturais negras, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi” promove o evento “África em Nós”, neste domingo (8), a partir das 15h. As apresentações musicais ficam por conta do Projeto Batidas & Rimas que convida o cantor Viegas; do rapper Arnaldo Tifu, que convida Thaíde para se apresentar em uma tarde especial; do cantor de MPB Fael e do ART Music, projeto de Dácio Moura e Gabriel, que leva ao evento improvisação vocal e instrumental. No mesmo dia o público também pode conferir discotecagem e exposição de artes.

A atividade faz parte da programação do “Forfé Cultural” que é promovido e realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), como forma de levar ao público sorocabano, por cerca de 50 horas, os mais variados estilos musicais. As apresentações do projeto começam nesta sexta-feira (6) com shows nos terminais Santo Antonio e São Paulo e na Praça “Cel. Fernando Prestes”.  Conheça a programação do “Forfé Cultural” acessando sorocaba.sp.gov.br

O Batidas & Rimas é um projeto musical idealizado pelos integrantes do grupo de Rap D’Quebrada e visa valorizar a música afro brasileira em seus diversos gêneros, como o Samba, Jazz, Rock, R&B, Blues e Rap. Já o cantor Viegas, ex-participante de um reality show televisivo, canta desde segmentos derivados do Reggae ao Hip-Hop, sem deixar de lado o Rock e a Música Popular Brasileira.

O MC, Cantador de RAP, compositor e improvisador de rimas, Arnaldo Tifu, tem quatro discos lançados de maneira independente, “A Rima Não Para” (2009), “A Rima Nunca Para” (2013), “Dias Que Resolvi Cantar” (2015) e #RAP 1997 (2017). Enquanto Thaíde, além de cantor e compositor, é também apresentador e ator e teve seu primeiro álbum lançado em 1988, quando fazia parte da dupla “Thaíde & DJ Hum”.

Fael fica responsável por trazer o melhor da Música Popular Brasileira, do Pop Rock e do Reggae, além de composições próprias, para a tarde do “África em Nós”. O projeto de Dácio Moura e Gabriel, o ART Music, flutua do jazz a bossa nova, em uma improvisação vocal e instrumental de voz, violão e teclado.

Já a exposição de artes “Raízes Africanas” fica por conta do artista Eufrate Almeida, com quadros de fotografias africanas que ele mesmo produziu.

O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras. Outras informações podem ser obtidas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3239.3867.

 

Tags:, ,