Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/aguias-cinzentas-passam-por-avaliacao-medica-no-zoo/
Acessado em: 29/11/2022 - 14h33

Águias cinzentas passam por avaliação médica no Zoo

Por: Letícia Campos

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” de Sorocaba, ligado a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizou nesta última terça-feira (25), o check-up das duas fêmeas de águias cinzentas, para verificação da saúde dos animais.

As águias cinzentas Urubitinga coronata possuem 34 anos e foram apelidadas pela equipe técnica do Zoo de Pepê e Nenêm. Elas passaram por procedimentos médicos, por avaliação clínica, coleta de sangue, foram medidas e pesadas. Os animais estão em ótimo estado de saúde, pesando 3,2 kg, o que é considerado padrão normal para esta espécie.

“Toda equipe técnica, biólogos e veterinários, os tratadores e os estagiários trabalham com afinco para manter a saúde, o bem estar e a qualidade de vida dos animais do Zoo”, comenta o secretário da pasta, Jessé Loures. “Trabalho árduo de especialistas que acima de tudo atuam com amor”, enfatiza.

A águia cinzenta é uma das maiores águias que existe no Brasil, ocorre em todos os ecossistemas, com predominância na Mata Atlântica e no Cerrado. Possui o hábito de caçar pequenos roedores e pequenos mamíferos além de aves e répteis.

A espécie está ameaçada de extinção. Isto acontece, principalmente, devido à descaracterização do seu habitat. Sofrem, também, com a utilização exagerada dos defensivos agrícolas em áreas rurais, causando grandes mortalidades na espécie, má formação de ovos (reprodução), e outras mazelas. Além dos casos de abate, por pessoas desinformadas e criminosas.

As avaliações médicas são realizadas com frequência nos animais do Zoológico, para garantir a saúde e o bem estar dos animais. O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, nº 883, na Vila Hortência, e está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.

Muito Mais por Sorocaba!