Alunos da USP vêm a Sorocaba para conhecer parques e Integrabike

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Esta será a terceira e última visita do grupo

Neste domingo (dia 25), 40 alunos de graduação e pós-graduação da área de Lazer e Turismo da Universidade de São Paulo (USP), câmpus USP Leste, vêm a Sorocaba para conhecer o Sistema Integrabike de bicicletas públicas e os parques municipais. A visita terá início às 10h e o ponto de encontro será o Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

Sorocaba foi escolhida pelos universitários para servir como um estudo de caso com relação à qualidade dos parques na área de lazer. O trabalho tem a coordenação do professor da USP, Reinaldo Pacheco.

Pela manhã, saindo do Parque “Carlos Alberto de Souza”, o grupo passará pela Praça Kasato Maru e seguirá pela ciclovia até chegar ao Reservatório de Detenção de Cheias do Córrego Água Vermelha, que está sendo construído pela Prefeitura de Sorocaba no Jardim dos Estados.

À tarde, os alunos da USP vão ao Parque “Amedeu Franciulli”, no Vitória Régia. Em seguida, pela ciclovia, seguirão até o Parque da Formosa, na Vila Formosa. O percurso será feito de bicicleta, a pé e de ônibus e o objetivo será mostrar a integração existente entre os parques municipais por meio da ciclovia.

Sorocaba possui atualmente 126 quilômetros de ciclovia que cortam a cidade de Leste a Oeste e de Norte a Sul, com predominância na Zona Norte da cidade. Já o IntegraBike disponibiliza bicicletas para pessoas com mais de 18 anos e que tenham pelo menos um dos cartões do transporte coletivo, possibilitando assim a integração de modais. O sistema conta com 25 estações espalhadas pela cidade, somando 200 bicicletas disponíveis à população.

O que já viram na cidade

O grupo já fez outras duas visitas à cidade. Na primeira, eles conheceram o Jardim Botânico “Irmãos Villas–Bôas” – um dos cartões-postais da cidade –, o Parque Municipal “Porto das Águas”, que está em implantação, além dos locais que futuramente o espaço também fará comunicação, como o Parque das Águas e o antigo aterro sanitário, formando o “Parque Metropolitano de Sorocaba”.

No segundo encontro, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer dois espaços ecológicos de Sorocaba, como o Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (PNMCBio) e o Parque Natural “Chico Mendes”, onde realizaram trilhas e souberam as características de cada espaço. Para encerrar, eles foram ao Parque do Paço, no Alto da Boa Vista, espaço utilizado pela população, principalmente aos finais de semana, para atividades esportivas e de lazer.

Tags:, ,