Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/alunos-da-walter-carretero-visitam-a-exposicao-pelos-ares/
Acessado em: 21/02/2024 - 16h18

Alunos da ‘Walter Carretero’ visitam a exposição ‘Pelos Ares’

Por: Joyce Souza da Conceição (Programa de Estágio) Supervisão: Janaína Oliveira

Imagens e vídeos captados pelo artista-piloto Lu Marini despertaram olhares curiosos de alunos do 5º ano da Escola Municipal “Walter Carretero”, na tarde de abertura da exposição “Pelos Ares – 8.375 km de Rios”, nesta sexta-feira (18), na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”. A visita foi guiada por monitores que explicaram conceitos e tiraram dúvidas dos participantes.

Realizada com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a mostra apresenta fotos e vídeos selecionados por Marini em suas expedições por alguns dos principais rios do país, nos quais são retratadas a importância dos cursos de água, suas belezas naturais e as maneiras racionais de cuidar do meio ambiente.

Para a professora do 5º ano, Isadora de Jesus da Silva, o trabalho é uma oportunidade de as crianças adquirirem conhecimento fora das salas de aula. “Na verdade, esses dois grupos do 5º ano são umas crianças muito curiosas. Eles querem sempre aprender para além da escola. Os trouxemos porque a gente viu que essa exposição trazia uma questão ambiental, que não é um assunto recente, mas que agora vem criando uma força maior porque estão acontecendo muitos desastres naturais, e a gente estuda isso em sala de aula e eles (alunos) levantam muitas discussões”, comenta.

O professor Sérgio Rodrigo Costa também ressalta a importância que a exposição tem para as crianças. “A questão da conscientização vai além da sala de aula. A gente acredita que a disciplina em si, que aplicamos enquanto conteúdo, a gente precisa para passar nos currículos formais, então procuramos fazer projetos que incluam questões intersetoriais, sejam elas sobre saúde ou assistência social, a gente sempre procura fazer esse tipo de trabalho. E esse (exposição) é um dos que complementam nossos currículos”, afirma.

Lucas Felipe, de 12 anos, aluno do 5º ano da E.M. “Walter Carretero”, se manteve entretido durante toda a visita guiada. “Eu achei muito interessante o simulador de voo e as fotos que ele tira são muito bonitas. Me chamou muito a atenção, nunca tinha visto”, comenta.

A mostra pode ser visitada até o dia 28 de outubro, das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 13h às 16h50, aos sábados, na Biblioteca Municipal, que está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, nº 180, no Alto da Boa Vista. Mais informações pelo telefone: (15) 3228.1955.