Alunos do “Matheus Maylasky” lançam livro de autoria própria

Por: Bruno Rodrigues

Os estudantes da Escola Municipal “Matheus Maylasky” participaram, no dia 21 de dezembro do lançamento do livro de autoria própria “Nossas Histórias”, na 3ª edição da Feira do Livro e Autores Sorocabanos (FLAUS), realizada na praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade.

Ao longo do ano, os estudantes realizaram, sob a coordenação da professora Vânia Érica Rodrigues do Nascimento, um projeto literário que desenvolveu a escrita, o exercício de correção e o conhecimento mais detalhado sobre autores clássicos, tais como Stanislaw Ponte Preta, Machado de Assis, Luis Fernando Veríssimo, Câmara Cascudo e alguns autores locais.

A ação culminou na criação do livro e proporcionou aos estudantes momentos inesquecíveis. A participação na FLAUS trouxe aos jovens escritores todo o clima do lançamento de um livro, além de contato com experientes escritores locais.

Conhecido por suas colunas bem-humoradas nos jornais da cidade, o escritor Celso “Marvadão” Ribeiro estava no evento e salientou a importância da participação dos estudantes. “É um momento de renovação, sobretudo numa era que muitos dizem que os livros impressos estão acabando. Discordo disto e percebo que com ações como essa atividade literária realizada com os alunos traz uma ligação muito forte com universo literário”, comemora o escritor.

O autor do livro ‘Contos de uma cidade morta’, Luciano Leite, também presente ao evento, explica que a FLAUS traz um grande benefício para os estudantes. “Eles poderão se enxergar dentro desta seara de possibilidades da escrita, onde poderão se encaixar melhor e aprimorar suas preferências. Esse trabalho do ‘Maylasky’ é muito importante para os alunos e para nós, que já estamos em atividade, para que nos reciclemos com novas ideias e linguagens destes jovens”, disse.

Além de lançamento de livros, o evento contou com sarau literário, contação de histórias, roda de conversa, bate-papo com autores e homenagem ao historiador José Rubens Incao.


Escrita e ilustração

Um dos escritores do livro, o estudante de 14 anos, Vinícius de Morais, destacou que a atividade contou com um grande esforço coletivo. “Poder escrever uma história e ver que depois ela se tornou um livro é algo gratificante. Desenvolvemos um grande trabalho em equipe e certamente criamos um estímulo muito maior para ler”, revelou.

A estudante e ilustradora da obra, Ana Laura de Oliveira Modanhesi, contou sobre sua participação com os desenhos no livro. “Eu gostei bastante de ter sido ilustradora, mas desenhar para um livro não é tão simples assim. É necessário ler várias vezes o exemplar e criar ilustrações contextualizadas com a história”, explicou.

Tags: