Alunos escritores da “Edemir A. Digiampietri” têm noite de autógrafos

Por: Bruno Rodrigues

Os 104 estudantes dos 5º anos da Escola Municipal “Prof. Edemir Antônio Digiampietri”, da Vila Barão, tiveram uma noite especial na última quinta-feira (5) no auditório da Escola Municipal “Avelino Leite de Camargo”, no Jardim Nova Esperança. O evento marcou a noite de autógrafo dos estudantes no projeto ‘Aluno escritor’.

De acordo com a orientadora pedagógica da unidade, Patrícia Callado, o trabalho teve início em junho e seguiu o Projeto Político e Pedagógico (PPP) da escola, que apontava a necessidade de incentivar a leitura e melhora na escrita dos estudantes. Para tanto, foi utilizada uma plataforma digital, com sugestões de sequências didáticas subsidiando os estudantes com atividades permanentes, além de dar suporte na questão de gêneros textuais.

Patrícia explica que esta plataforma gera um código com papéis de ilustração e texto. Quando o conteúdo é inserido, todos os dados são digitalizados com as adequações necessárias, produzindo um e-book. As turmas da manhã optaram pelo gênero textual de autobiografia, já as turmas da tarde preferiram o gênero textual de contos de fadas modernizados. O trabalho de biografia das crianças contou com a colaboração dos familiares, tanto na escolha da foto quanto na produção do texto.

As professoras dos 5º anos, Claudia Regina Lucas Queiroz; Rosângela Poletto Alves dos Santos; Patrícia de Oliveira Cardoso e Maria Efigênia Félix desenvolveram, além de toda questão de leitura e escrita que engloba a alfabetização, a parte sócio emocional e a criatividade das crianças, bem como as particularidades de suas histórias.

O projeto mobilizou toda unidade, fazendo com que as professoras trocassem informações entre si e gerou grande interação entre os alunos. Todo este esforço culminou na criação dos livros com propriedade integral das crianças. “Eles escolheram desde o título até a ilustração do livro. E, claro, a parte escrita foi totalmente desenvolvida por eles. Além disso, eles usaram muitas versões de linguagem atualizadas que aprendem na internet”, explica a orientadora pedagógica.

Momento especial

A noite de autógrafo só foi possível por conta de um grande esforço da equipe escolar e comunidade local. Era para ser desenvolvido somente o e-book, mas ao ver sua característica estética, foi constatado que valia a pena adquirir o exemplar físico. Só tinha um problema: o custo.

Para a realização da impressão dos livros, a tradicional Festa da Família na Escola reverteu a renda para este fim, mas o valor não era suficiente. Então a professora Kelly Daiana Cardoso foi atrás de recursos financeiros e apadrinhamento no bairro. Com sucesso ela conseguiu mobilizar comerciantes da Vila Barão. Além disso, houve o esforço do estagiário e escriba Vinicius Marques Peperaio e da contribuição do projeto ‘Estante Mágica’. Juntos, eles proporcionaram uma linda noite de autógrafo aos pequenos. O evento contou com a presença do escritor e jornalista, Abner Laurindo, que foi convidado pela escola para contar um pouco da sua experiência literária aos estudantes.

“Este processo de aprendizagem foi muito importante, pois eles trabalham a criação de texto em uma página, na outra a ilustração, abordando a associação do tema. Tiveram que ler bastante para poder escrever bem, atentarem à ordem cronológica. E, com a revisão das professoras, eles foram aprimorando cada vez mais esses exercícios. Tenho certeza que será um aprendizado repleto de momentos inesquecíveis para cada dos nossos estudantes.”, conclui Patrícia.

 

Tags: