Animais do Zoo passam por avaliação médica
Por: Letícia Campos
O setor veterinário do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, ligado à Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), anestesiou, nesta manhã (16), uma suçuarana macho, conhecido como “Nino”, com aproximadamente oito anos de idade, para fazer um check-up preventivo. O procedimento é realizado pelo menos uma vez ao ano e é fundamental para a manutenção da saúde do animal e para a conservação da espécie.
Foram feitos diversos exames, tais como: endoscopia – para avaliação do estômago e da porção inicial do intestino do animal -, ultrassom abdominal, tratamento dentário e coleta de materiais biológicos para exames laboratoriais, ou seja, de urina, de fezes e de sangue.
Para finalizar o manejo das suçuaranas do Zoo, foram avaliados também, os olhos e o coração, do “Nino”. Vale lembrar que há um mês, foram realizados os mesmos procedimentos nas duas fêmeas da espécie, “Gorda” e “Magra”, que estão muito bem de saúde.
Conforme o médico-veterinário do Zoológico, André Costa, os exames de imagens estão todos normais e os resultados dos exames laboratoriais, sairá em breve. “Para que os check-ups fossem realizados com êxito, o Zoo contou com a presença de veterinários especialistas em diferentes áreas, já que foram realizados exames de imagens e os laboratoriais”. “Foram utilizados o que há de mais moderno na medicina veterinária, sempre visando o que tem de melhor para a saúde preventiva dos animais”, ressalta.
Conforme o chefe de Divisão de Zoologia e Bem Estar animal, Felipe Cardoso, a Suçuarana (Puma concolor) é o segundo maior felídeo do Brasil, menor apenas que a onça-pintada. “As suçuaranas estão com risco de extinção devido a fatores relacionados ao homem e ao desmatamento que diminuem cada vez mais seu território de caça, com isso, esses animais acabam sendo obrigados a buscar alimentos em outras regiões”.
Um filhote de anta, chamado “Julianta”, nascida e criada pelos residentes do Zoológico, também passou por avaliação médica nesta manhã. Ela nasceu no parque há sete meses e foi amamentada pela equipe veterinária. Hoje, foi anestesiada para um check-up pediátrico, incluindo microchipagem, coleta de exames e uma endoscopia para avaliação da sua condição física.
“Nós criamos a Juju desde que ela nasceu e o condicionamento que ela tem permite que os procedimentos veterinários sejam realizados com maior facilidade”, comenta a veterinária residente, Juliana Formagio, uma das “mães” da “Julianta”. “Ela é muito dócil e aceita nossos chamados”, ressalta.
“O Zoo de Sorocaba preza pela qualidade de vida dos animais, pelo seu bem estar e pela preservação das espécies”, comenta o titular da Pasta, Jessé Loures.
Sendo referência em pesquisa e preservação animal, o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, nº 883, na Vila Hortência, e está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
Muito Mais por Sorocaba!
Tags:meioambiente, Zoológico