Aniversário do MHS tem palestra sobre moedas
Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br
Em comemoração aos 62 anos do Museu Histórico Sorocabano (MHS), celebrado no dia 3 de março, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretária da Cultura (Secult), realizou nesta quinta-feira (17) uma palestra sobre Numismática com a participação do presidente da Sociedade de Numismática Brasileira de São Paulo, Gilberto Fernando Tenor. A numismática é uma ciência que estuda a moedas cédulas, medalhas com decorações ou qualquer peça que possam representar algum valor monetário.
Durante o evento, Gilberto Tenor, falou da história das moedas desde a época do Brasil Império, como Réis, Cruzeiro, Cruzado e Cruzados Novos, até chegar no Real que circula no Brasil há 22 anos. “A proposta da palestra é levar conhecimento para a população e, principalmente, para os funcionários que serão os multiplicadores do conhecimento da Numismática”, disse.
A auxiliar administrativa, Ana Queren Oliveira Santos, 24 anos, considerou gratificante ter acesso a novos conhecimentos. Com apenas dois anos de idade quando o Real começou a circular no Brasil, ela contou que era a única moeda que conhecia: “Eu tinha apenas dois anos, ou seja, o Real foi a única célula que tinha visto até hoje, está sendo muito bom conhecer as outras moedas que circularam no nosso País”, enfatizou.
Quem foi prestigiar a exposição “A História nas Faces da Moeda – A Coleção Numismática” do MHS e aproveitou para participar da palestra e relembrar a história das células, medalhas e moedas, foi o aposentado Edival de Moraes Beagitz, 72 anos. “Foi muito bom participar dessa palestra e relembrar a história das células, moedas e tirar algumas dúvidas sobra a Numismática”, disse.
Interessados no assunto têm até maio para conhecer os exemplares expostos no Museu, que funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30. O MHS fica dentro da área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Para entrar no museu é necessário pagar a entrada do zoo. Mais informações e/ou agendamentos devem ser feitos pelo telefone (15) 3227.2825 ou pelo e-mailmhs@sorocaba.sp.gov.br
Sobre o MHS
O Museu Histórico Sorocabano (MHS) foi criado no dia 03 de março de 1954 e nos primeiros anos ficava instalado no Gabinete de Leitura Sorocabano.
No ano de 1966, a família Prestes de Barros doou a chácara e o casarão, datado de 1780, para a Prefeitura. Em 1968 foi inaugurado o parque que leva o nome de seu último morador – Quinzinho de Barros – e também foi reinaugurado o Museu Histórico Sorocabano, que ocupa o casarão histórico.
O acervo do MHS conta toda a história do surgimento do município e seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e desenvolvimento não só da cidade como do país.
Tags:anivesario, Cultura, MHS